Notícias

Gualberto Almeida afirma que selo Viva Lagoa Grande chega para consolidar a produção vitivinícola do Vale e o enoturismo regional

O empresário e produtor de vinhos, José Gualberto Almeida, presidente da Valexport e do Instituto de Vinhos do Vale do São Francisco, Vinhovasf, acompanha assim como o ex-prefeito Jorge Garziera, o começo dessa história vencedora de fazer do semiárido nordestino, o segundo maior produtor de vinhos do país. Jorge veio na década de 1970 do Rio Grande do Sul trabalhar com Gualberto na Fazenda Milano, em Santa Maria da Boa Vista, dando início ao pioneirismo em fazer do sertão nordestino, região vitivinícola, lançando o primeiro rótulo que foram os vinhos Botticelli.

Gualberto também esteve presente no lançamento do selo Viva Lagoa Grande na quarta, 15, dentro de uma programação especial organizada pela Prefeitura de Lagoa Grande para potencializar essa realidade promissora atualmente, mas  iniciada lá atrás.

Essa história de produzir uva e vinho no sertão pernambucano chega em 2025 aos 50 anos, com a chegada de Jorge e das primeiras mudas de uva que transformaram o semiárido sertanejo num parreiral de riqueza e de muito orgulho para o vale e que fez de Lagoa Grande ‘capital da uva e do vinho do Nordeste. E José Gualberto atesta.

“É um orgulho para nós aqui no sertão e no vale de oportunidades; para Pernambuco, o Nordeste e o Brasil”.

Gualberto frisa que essa realidade promissora hoje, vem sendo baseada numa caminhada de muito trabalho, desafios, realização, transformação, desenvolvimento econômico e social das cidades produtoras, e de satisfação em produzir um dos melhores vinhos do mundo e ter uma dos enoturismos mais atrativos do Brasil.

“É uma luta de mais de 20 anos de existencia da região como polo produtor vitivinícola organizado, e o selo de região de procedência nos dará ainda mais fôlego para consolidar nossa produção que será testada por especialistas do mundo do vinho. Sabemos que os novos mercados irão se abrir e o desafio agora será ampliar a nossa produção,  consolidando de vez o enoturismo aqui como o que já se pratica nas regiões produtoras do mundo todo como na Argentina, Chile, EUA, e na serra gaúcha, no Sul do Brasil Aqui também será assim, vocês serão testemunhas do nosso avanço e da nossa consolidação”, enfatizou Gualberto.

Para identificar melhor a presença de Gualberto Almeida em todo esse processo da criação, consolidação e crescimento da produção de vinhos no Vale do São Francisco, ele, empresário e produtor bem sucedido na região, gerador de milhares de empregos também, resolveu entre 1992 e 1996, se candidatar e foi eleito prefeito de Santa Maria da Boa Vista que é a mãe de Lagoa Grande. Gualberto teve como vice-prefeito, o companheiro de sonhos que se tornaram realidade, Jorge Garziera.

Portanto, para Gualberto Almeida ao se criar um selo de identificação que consolida Lagoa Grande no cenário do enoturismo mundial, se confirma na prática que deve-se sempre buscar mais em busca das novas oportunidades, novos mercados, novos investimentos, pois aqui muitos virão, os mercados já estão se abrindo para a segunda maior região vitivinícola do país.

“A Valexport e o Instituto do Vinho estão na raiz disso tudo também. Estamos orgulhosos do trabalho que desenvolvemos, mas frisando que o ator principal de tudo isso é o produtor, nosso homem que produz, nosso trabalhador. Esses é que são realmente as pedras angulares de tudo isso que estamos fazendo e isso só nos dar força e energia para avançarmos. E vamos avançar muito mais”, finalizou.

Compartilhe:
plugins premium WordPress