A Guarda Municipal de Petrolina promove o 1° Curso de Operador de Tecnologia Não Letal que se iniciará amanhã a partir das 8 horas e irá até o dia 4 de maio, no prédio da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – FACAPE. Na solenidade de abertura haverá uma palestra ministrada pelo juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude, Dr. Marcos Bacelar e também o prefeito municipal Júlio Lóssio. Tal capacitação fará com que o efetivo da GM se mantenha qualificado para o uso dessa tecnologia não letal em suas ações, e também auxiliará na atuação no programa do Governo Federal “Crack, é possível vencer”.
O curso será ministrado pelo GM Ricardo Fugante, que é instrutor de armamento e tiro credenciado pela Polícia Federal e pela Condor, fabricante dos Espargidores GL 108E/G e da SPARK DSK 700, o dispositivo elétrico incapacitante que o curso vai habilitar manuseio. A proposta é permitir que os alunos/profissionais participantes recebam aulas teóricas e práticas ministradas pelo fabricante para o uso correto, seguro e necessário do armamento não letal. Assim poderão desenvolver suas atividades profissionais, garantindo defesa pessoal e/ou de terceiros no estrito cumprimento de dever legal, amparado por lei, observando o uso diferenciado da força, segundo o ordenamento jurídico vigente no Brasil e os tratados internacionais, temas esses que também serão abordados na capacitação.
De acordo com a coordenação do curso, participarão 82 integrantes da Guarda Municipal de Petrolina, 51 agentes da EPPTTC, e outros 155 instruendos, entre Policiais Militares e Federais, Policiais Rodoviários Federais, Agentes Penitenciários, Agentes de Proteção da Vara da Infância e Juventude e responsáveis por atuações de caráter preventivo e uso diferenciado da Força. Ao todo serão capacitados 288 agentes de pelo menos 24 cidades tanto do Estado de Pernambuco e da Bahia.
Crack, é possível vencer – Eixo Autoridade
O Programa Crack, é possível vencer, é coordenado a nível nacional pelo Ministério da Justiça e existe em Petrolina desde 2013. A proposta do programa é oferecer aos grupos de risco apoio nos mais diversos âmbitos contribuindo para a redução dos índices de consumo de drogas. Para tanto, o Programa tem três frentes de atuação: Cuidado, Prevenção e Autoridade, geridas pelas Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social e Cidadania, Educação e Segurança Cidadã, respectivamente. A Secretaria de Segurança Cidadã, já recebeu, além das SPARK, duas motocicletas equipadas com sinalizador acústico. Para os próximos dias, a expectativa é que cheguem dois veículos também equipados, e até o final do ano uma base móvel (micro-ônibus) aparelhada com equipamentos de videomonitoramento, que darão suporte às ações de combate ao tráfico de drogas que serão desenvolvidas pela Guarda Municipal de forma integrada com os demais órgãos de segurança prevista no Eixo Autoridade do programa ‘Crack, é possível vencer’.
Ascom Secretaria da Cidade
Blog do Banana