O Congresso Nacional promoveu na manhã de ontem (25) uma sessão solene para comemorar os 20 anos do Plano Real. Ao lado de deputados, senadores, e de grandes nomes da política nacional, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o vice-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho, participou do evento, que lotou o Plenário do Senado.
A solenidade foi proposta pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG), pré-candidato a presidente da República pela legenda nas eleições deste ano.
Lançado em fevereiro de 1994, durante o governo Itamar Franco, o plano ficou conhecido pelo combate à inflação, que atingiu 2.490,99% naquele ano. Adotando medidas como o controle dos gastos públicos, a desindexação da economia e o aumento das taxas de juros, o Plano Real derrubou a inflação para 8,64%, em 1999, em menos de seis anos de funcionamento.
Este conjunto de ações, que culminou com o lançamento de uma nova moeda, o Real, em julho de 1994, foi idealizado e executado pelo ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, à época ministro da Fazenda, com contribuições de economistas como Pedro Malan, Gustavo Franco, Pérsio Arida, Clóvis Carvalho e André Lara Rezende.
Ontem, durante a sessão solene, FHC disse que o Brasil precisa, no momento, de novos rumos e do “entusiasmo” das novas gerações.
Muito satisfeito com a celebração, o vice-prefeito Guilherme Coelho destaca que o Plano Real foi uma das principais conquistas da sociedade brasileira nos últimos anos.
“Não foi fácil implantar o Plano Real, as críticas eram imensas. Mas, nessas duas décadas, testemunhamos uma maior abertura política e de mercado. Conseguimos estabilizar a economia e possibilitar uma inclusão social jamais vista na história do país. Graças a políticos visionários como FHC, que enxergam o futuro, hoje podemos comemorar os ganhos de um país economicamente mais seguro e estável”, defende o vice-prefeito.
Texto: Ricardo Alves
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Assessoria de Imprensa (Com informações da Agência Senado)
Blog do Banana