HDM discute “Transmissão Vertical do HIV durante a Pandemia da Covid-19” com os principais centros de assistência, ensino e pesquisa do país

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Neste Dezembro Vermelho o tema escolhido para Reunião Científica da Disciplina de Obstetrícia Patológica da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), da qual o HDM e mais 10 centros de assistência, ensino e pesquisa do país participam através de Webconferência, foi “Transmissão Vertical do HIV durante a Pandemia da Covid-19”.

A apresentação do caso clínico foi feita pela residente (R3) de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Larissa Hansen Marcondes. Prevenção do Contágio pelo HIV e Manejo da Gestante de Alto Risco por professores doutores da mesma universidade, e Manejo do Neonato de Alto Risco para o contágio pelo HIV no parto e Amamentação por uma pediatra do Hospital das Clínicas de Porto Alegre.

Vale lembrar que o Dezembro Vermelho é uma campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, e marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

“Veio bem a calhar, já que a campanha propõe a realização de ações, palestras, atividades educativas e realização de eventos. Então, cumprimos a nossa agenda de encontros com a Unifesp e ainda discutimos um assunto de extrema importância”, reflete o especialista em medicina fetal do HDM, Marcelo Marques.

Em tempos de pandemia algumas doenças podem, às vezes, ficar esquecidas. Mas elas não dão trégua. Por isso, revisar alguns pontos-chave para o cuidado em situações específicas no manejo do HIV durante a gravidez e parto se torna tão relevante.

“Estamos alinhados com o que há de mais moderno em relação às boas práticas para prevenção e diagnóstico do HIV durante o pré-natal e condução na prevenção de transmissão vertical. Então, acredito que o resultado foi muito positivo”, comemora o médico, que preside as reuniões no campus de Petrolina.

Anna Monteiro

Assessoria de Comunicação

Social Media

Related Posts