Teve início, nesta segunda-feira (20), o Curso de Brigada de Incêndio 2017 promovido pelo Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina, que visa capacitar, atualizar e certificar os seus profissionais em conformidade com a NBR-14276, nas ações de prevenção e combate à princípios de incêndios.
A iniciativa, que parte da obrigatoriedade da NR-23 – Formação de Brigada de Incêndio, também tem por finalidade instrumentalizar os participantes do curso a procederem de forma segura, de modo a garantir sua própria segurança, das possíveis vítimas e do patrimônio em risco.
O curso teórico-prático inclui noções básicas de combate à incêndios e primeiros socorros. Fazem parte da grade: classes de incêndio; métodos de extinção; procedimentos básicos no local do sinistro; ferramentas de salvamento; plano de emergência e controle de pânico; entre outros assuntos.
“Esse curso tem como objetivo formar uma Brigada, que nada mais é do que um grupo de pessoas previamente treinadas, organizadas e capacitadas dentro de uma empresa ou estabelecimento para realizar atendimento em situações de emergência. Faz parte do princípio básico do cuidado com a vida e segurança dos colaboradores de uma empresa e, assim como o Serviço Especializado em Engenharia e em Medicina do Trabalho [SESMT] atende à legislação brasileira da ABNT e CLT”, esclarece a técnica de segurança do trabalho, Carine Freitas.
A etapa 2017 da formação de brigadistas do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina segue até o dia 30 deste mês, com mais de 220 inscritos. As aulas estão acontecendo no próprio HDM, nos três turnos, de modo a contemplar o maior número de profissionais.
Ascom
Blog do Banana