O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina está promovendo, neste mês de fevereiro, uma atualização do Curso de Amamentação para profissionais que atuam no serviço. A iniciativa é do Banco de Apoio e Incentivo ao Aleitamento Materno do Hospital Dom Malan e conta com o apoio do Núcleo de Educação Permanente.
O curso de amamentação é realizado todo ano e faz parte do cumprimento dos 10 passos para o aleitamento materno – pré-requisito para que o HDM mantenha o título de Hospital Amigo da Criança, que detém desde 1995. E a atualização surgiu como forma de requalificar os profissionais que já haviam passado pelo curso.
De acordo com a enfermeira gerente da Educação Permanente, Rejane Lins, apesar dele não perder a validade, é importante que os profissionais se mantenham atualizados. “Até porque tem gente que fez há mais de 10 anos, por exemplo, e precisa relembrar alguns conceitos”, justifica.
“A nossa intenção é fazer com que todos que trabalham em um Hospital Amigo da Criança saibam sobre a importância do aleitamento materno, de modo que possam incentivar e apoiar as mamães”, defende a coordenadora médica do Banco de Apoio e Incentivo ao Aleitamento Materno (Biama), Flávia Guimarães.
Nesta atualização também são pontuados os prejuízos do uso da chupeta e da introdução do leite artificial antes dos seis meses da criança, entre outros assuntos, como: sala da mulher trabalhadora que amamenta, parto humanizado; importância do contato pele a pele do bebê com a mãe na primeira hora de vida e no alojamento conjunto; amamentação em livre demanda e relevância do título.
IHAC
A Iniciativa Hospital Amigo da Criança [IHAC] é uma honraria muito importante, idealizada em 1990 pela Organização Mundial de Saúde e Unicef para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno em todo o mundo. Tem como objetivo mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce.