O Hospital Dom Malan (HDM) de Petrolina, pertencente à rede estadual de saúde, realizou mais de 310 mil procedimentos durante o ano de 2024 – entre consultas de ambulatório, urgência e emergência, exames e partos. É o que mostra o balanço realizado pelo Instituto Social das Irmãs Medianeiras da Paz (Ismep), gestora da unidade, divulgado no último dia 6 de fevereiro.
Foram exatamente 314.399 procedimentos de janeiro a dezembro no HDM, que atende pacientes de 53 municípios que compõem a Rede PEBA (hospitais conveniados ao SUS nos estados de Pernambuco e Bahia). Desse número, somente nos serviços de urgência e emergência: foram mais de 51 mil atendimentos.
De acordo com o balanço anual, foram realizadas 6.813 cirurgias eletivas nos últimos 12 meses. Referência em gravidez de alto risco, o HDM realizou em 2024 um total de 6.421 partos na maior maternidade do estado de Pernambuco.
O ano passado também foi de milhares de atendimentos no ambulatório do hospital que oferece serviços à população dos sete municípios da VIII Gerência Regional de Saúde (Geres) – Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista. Foram 29.166 atendimentos médicos somente no ambulatório em 2024.
Exames
O número de exames passou de 220 mil durante todo o ano. Entre laboratoriais e de imagem, foram realizados 220.949 exames, numa média de 18.412 por mês. “Nosso compromisso é oferecer o melhor serviço à população como unidade da rede estadual de saúde em Petrolina. Para isso, nós estamos sempre investindo em educação permanente de todos os nossos funcionários, bem como trabalhando para melhorar toda a estrutura da unidade“, destacou a diretora geral do HDM Ismep, Daniele Moreno.