Hemoba reduz tempo de espera para doadores com tatuagem pela metade e lança campanha de conscientização

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Os prazos para doadores de sangue que fizeram tatuagens, micropigmentação, maquiagem definitiva ou piercing em Salvador e nas cidades do interior da Bahia foram reduzidos de 12 para seis meses para que voltem a doar.

A medida, anunciada pela Fundação Hemoba, vigora desde 16 de setembro, mas é necessário observar os seguintes pré-requisitos: os procedimentos têm que ser realizados em estúdios licenciados pela Vigilância Sanitária e seguir todas as normas de segurança estabelecidas pelo órgão, devendo cumprir com rigor as práticas de higiene, como o uso de materiais descartáveis e esterilização adequada.

Os técnicos da Hemoba alertam que, se o local do procedimento não seguir essas normas, o prazo de inaptidão permanece por 12 meses. No entanto, piercings na cavidade oral ou na região genital ainda exigem um período de 12 meses para doação somente após a retirada, devido ao risco permanente de infecção.

Em 2023, a Hemoba registrou 66.501 candidatos à doação de sangue, dos quais 19.814 foram considerados inaptos, sendo 1.566 inaptos devido a tatuagens, piercings ou maquiagem definitiva. De janeiro a agosto de 2024, 45.800 pessoas se candidataram, com 916 casos de inaptidão ligados a esses procedimentos.

Com a nova regra, a expectativa da Fundação Hemoba é de que mais pessoas se tornem aptas a doar, especialmente entre o público jovem.

Para incentivar a doação de sangue, especialmente entre jovens, a Hemoba lança a campanha “Antes de riscar, venha doar”. A iniciativa convida as pessoas que pretendem fazer uma tatuagem ou procedimento similar a doarem sangue antes, garantindo que possam ajudar a salvar vidas.

Segundo a diretora de Hemoterapia da Hemoba, Rivânia Andrade, é importante que as pessoas façam a doação antes de fazer a tatuagem e escolham estúdios que sigam todas as normas de segurança.

“Além disso, recomendamos que, após seis meses do procedimento, voltem a doar, já que as mulheres podem doar até três vezes ao ano e os homens, até quatro”.

A campanha também tem como objetivo conscientizar sobre a importância de escolher estúdios licenciados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), reforçando a segurança tanto para os doadores quanto para os pacientes.

Além disso, conta com a mobilização de estúdios de tatuagem e estética, que apoiarão a causa ao incentivar seus clientes a doarem sangue antes e seis meses depois dos procedimentos.

Com informações do G1

Related Posts