Fontes renováveis estão surgindo como alternativas à geração de energia, mas as hidrelétricas ainda são as principais responsáveis pela produção atual no Brasil. O Balanço Energético de 2023, realizado pela Empresa de Pesquisa Energética, mostrou que 62% da energia elétrica vem desse tipo de geração.
De acordo com o professor Fernando de Lima Caneppele, da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (USP), ao Jornal da USP, as hidrelétricas geram energia a partir da força da água. As instalações usam a energia cinética do fluxo das correntes de rios para movimentar uma turbina, que, por sua vez, a transforma em energia elétrica.
Atualmente, as usinas hidrelétricas são consideradas as fontes mais limpas e seguras de produzir energia. Elas emitem baixa quantidade de poluentes e, como a água não se esgota, são uma fonte renovável.
Energia elétrica no Brasil
Conforme a Agência Internacional de Energia, os países que mais utilizam esse tipo de geração são Brasil, China, Canadá, Rússia e Estados Unidos. Em 2022, a energia elétrica advinda das hidrelétricas representou 362.818 GWh de energia gerada. O segundo lugar foi da energia eólica, que gerou 81.631 GWh. As duas foram seguidas de biocombustíveis (55.033 GWh), gás natural (41.110 GWh), energia solar (301.26 GWh), nuclear (14.559 GWh), carvão (14.233 GWh) e óleos (10.104 GWh).