Com o tema ‘Cozinha Étnica e Cultural: Uma Volta à Diversidade da Agricultura Familiar Baiana’, a Cozinha Show da 13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária começou, nesta quarta-feira (14), com palestra, aula show e comida de qualidade, com produtos da agricultura familiar. O nutricionista Daniel Cady abrilhantou o evento com a palestra: Importância dos Produtos da Agricultura Familiar na Nutrição e Rendimento Físico.
Daniel lembrou que mais de 70% do que a gente consome vem da agricultura familiar. “Geralmente são os produtos mais saudáveis, produzidos com práticas de agroecologia, orgânicos, biodinâmicos, enfim, práticas em sintonia com a nossa saúde e contra esse movimento de ultraprocessados. Estou no lugar certo para falar sobre saúde e nutrição”.
Quem também se apresentou no evento foi o representante do Instituto Ori e proprietário do Doc Casual, Caco Marinho. “Já me sinto parte da Feira Baiana. É o grande encontro da Bahia, em Salvador. Nesse evento, a gente vê o tamanho da Bahia”. O evento contou ainda com a participação de Icaro Rosa, do Restaurante Jiló.
A Cozinha Show abriu espaço também para a dupla de estudantes Alessandro Ribeiro e Jonatas Bonfim, da UFBA, que ficou no segundo lugar do II Concurso Gastronômico Estudantil, com o prato “Musa Paradisíaca”, um picadinho de costela de caprino com molho de cerveja de licuri, nhoque de banana da terra aromatizado com manteiga noisette de capim limão, um pesto de coentro com quioiô (uma PANC – Planta Alimentícia Não Convencional) e picles de cebola roxa com geleia de umbu.
A Cozinha Show tem o objetivo de revelar as potencialidades dos produtos da agricultura familiar para a Gastronomia e promover a interação entre os saberes da cultura alimentar nos mais diversos municípios baianos.
A Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Federação da União das Cooperativas da Agricultura Familiar (Federação Unicafes – Bahia), com o apoio da Bahiatursa, Conder, secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Planejamento (Seplan) e Educação (SEC).