O Hospital Dom Malan deu início, nesta quarta-feira (17), ao Novembro Roxo, mais conhecido como o Mês da Prematuridade. Com uma abordagem multidisciplinar, a unidade materno-infantil pretende promover a sensibilização sobre o tema e propagar informação, visto que a prematuridade extrema é a causa individual mais frequente de morte de recém-nascidos.
As atividades começaram pelo Alojamento Canguru (espaço físico destinado à reinternação da mãe com seu bebê prematuro que recebeu alta da UTI ou UCI Neonatal) com um momento de conversa e distração que envolveu todas as mães do setor. Além do acolhimento, as puérperas também receberam um mimo personalizado preparado pela equipe.
“Todo ano nós comemoramos. Para 2021 montamos uma programação presencial e virtual que busca abordar os aspectos assistenciais e psicológicos que envolvem a prematuridade. Hoje tivemos a comemoração oficial e ao longo da semana serão postados vídeos em nossas redes sociais com foco nos temas já citados. Dessa forma, esperamos alcançar o nosso público interno e externo”, ressalta a psicóloga Ralliny Soares.
Para a pediatra e coordenadora médica do Berçário Externo do HDM, Anaísa Soares, o hospital tem propriedade para falar sobre o assunto: “Fazemos o pré-natal de alto risco, o parto e temos o único suporte de UTI e UCI Neonatal SUS da região”.
“Temos uma equipe preparada e pronta para cuidar desses bebezinhos e dar todo o suporte que as mães e famílias precisam para se sentirem mais seguras. Cuidamos desses pequenos até que estejam prontos para irem para casa receber o amor e carinho que tanto merecem. Que a gente continue escrevendo essa linda história de cuidar, acolher e amar esses prematuros”, complementa.
“Fizemos todo o material com muito carinho e esperamos que a população prestigie”, convida Ralliny. Para conferir é só acessar o nosso Instagram (@hospitaldommalan) e página do Facebook oficial (@hdmfpmf).