Na última sexta-feira (17), a equipe administrativa do Hospital Dom Malan passou por um treinamento sobre Saúde Mental com a psicóloga da casa, Ralliny Soares. A iniciativa, proposta pela coordenadora financeira, Sônia Melo, integra o programa de treinamento em serviço da Fundação Professor Martiniano Fernandes.
Mensalmente, o HDM precisa treinar, no mínimo, 80% da sua equipe e os temas são escolhidos de acordo com as necessidades de cada setor. Todos os profissionais, incluindo os colaboradores e terceirizados, participam.
Os treinamentos, que podem ser setoriais ou multiprofissional, são coordenados pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) e estão ligados à diretoria de Ensino e Pesquisa.
Ralliny considerou a oportunidade necessária para o período festivo, que encerra o ciclo de mais um ano. “Tivemos um bom envolvimento dos participantes, que colocaram suas considerações sobre o que pensam a respeito do tema. Discutimos conceitos, novas abordagens e debatemos sobre o que era esperado da saúde mental para este momento da pandemia, além de estratégias de cuidado”, esclarece.
“Buscamos uma didática bem leve, tivemos uma atividade lúdica e terminamos com uma leitura de Rubem Alves, que nos fez refletir sobre o pós-pandemia e os desgastes psicológicos que os momentos difíceis provocam”, acrescenta a psicóloga.
Para a supervisora de Almoxarifado, Débora Cavalcanti, o momento foi muito interessante. “Foi muito bom discutir a saúde do trabalhador em tempos de pandemia, afinal todos nós sofremos os impactos. Veio bem a calhar. Valeu muito a pena”, garantiu.
Anna Monteiro
Assessoria de Comunicação
Social Media