O Grupo de Humanização do Hospital Dom Malan está realizando a Campanha do Silêncio, visando diminuir a poluição sonora, colaborar com a recuperação dos pacientes, tranquilidade e o relaxamento de funcionários, colaboradores e usuários da unidade materno-infantil.
De acordo com recomendações da Organização Mundial da Saúde, o barulho em hospitais não deveria passar dos 30 a 40 decibéis, ou seja, o volume de conversas sussurradas.
A campanha tem como tema “Silêncio faz bem a Saúde”. Segundo a presidente da Comissão de Humanização, Kátia Silene, alguns dos benefícios são: “O silêncio auxilia na recuperação do paciente; promove conforto e tranquilidade, a concentração dos profissionais de saúde e contribui para a qualidade do sono”.
Serviços de saúde são ambientes que contam com aparelhos que emitem sons como ventiladores, monitores cardíacos, interfones, campainhas e telefones. Aliar esses barulhos, que fazem parte do dia a dia, às conversas mais acaloradas, entre outros ruídos, pode comprometer o bom andamento das atividades e do tratamento.
A campanha teve início nesta quinta-feira (28) e pretende alcançar todos os setores do hospital, assistenciais e administrativo. “Faremos uma vez por mês, a partir de dezembro, com o objetivo de sensibilizar a todos sobre a importância do silêncio e os seus benefícios. O que nós esperamos é uma boa adesão. Silêncio também é parte do tratamento e auxilia na cura”, finaliza Kátia.