Hospital Dom Malan realiza I Simpósio de Segurança do Paciente

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Teve início, esta manhã (27), o I Simpósio de Segurança do Paciente promovido pelo Hospital Dom Malan, em Petrolina. O evento faz parte da campanha do Setembro Laranja (mês dedicado à segurança do paciente) e segue até amanhã (28), com o tema “CUIDADO SEGURO PARA A MÃE E O RECÉM-NASCIDO”.

A abertura foi feita pela Coordenadora de Enfermagem, Fátima Michelle, que parabenizou a iniciativa e desejou um Simpósio de sucesso. “Sem dúvida, é um tema de extrema relevância para nós. A equipe do HDM leva muito a sério a segurança do paciente e as discussões propostas vêm para somar. Acredito que o resultado será muito enriquecedor”, disse aos presentes.

Também desejaram as boas vindas aos participantes a enfermeira gerente da Gestão de Risco, Djenane Cristovam, e a enfermeira gerente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Tâmara Barreto. A abordagem inicial foi feita pela enfermeira convidada Marisa Spínola, que falou sobre, Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde em UTI Neonatal.

O primeiro dia também trouxe “A Importância do Método Canguru para Diminuição dos Índices de Morbimortalidade”, com a enfermeira gerente do Biama, Joice Fonseca, e estudo de caso com a profissional Ana Paula Vieira. Amanhã, o Simpósio traz “Prevenção de Hemorragia no Pós Parto”, com Gleise Soares, e “Assistência Adequada ao Trabalho de Parto e Parto”, com Jaqueline Santos. O encerramento acontecerá às 11h, com mais um estudo de caso e coffee break.

“Todo ano comemoramos a data, mas este ano resolvemos fazer algo diferente, até pela relação mais direta mesmo com o tema. Já era um desejo e agora o projeto saiu do papel. Esperamos com a iniciativa contribuir para a conscientização dos profissionais e redução dos riscos evitáveis”, destaca Djenane.

O Setembro Laranja também visa ajudar os pacientes mais conscientes e engajados quanto aos seus próprios cuidados, além de instruir sobre a importância da comunicação aberta, clara e direta entre paciente e profissional da saúde.

Related Posts