162
O Hospital Dom Malan recebeu, neste mês de agosto, a segunda turma do programa multiprofissional de Residência em Saúde da Mulher da Universidade de Pernambuco (UPE), que tem como um dos campos de prática o serviço materno-infantil.
A nova turma é composta por cinco profissionais das áreas de Serviço Social, Psicologia, Nutrição, Enfermagem e Fisioterapia. Os residentes foram recebidos pela diretora de Ensino e Pesquisa, Angélica Guimarães, pela coordenadora do Programa de Residência em Enfermagem, Rejane Lins, e os coordenadores dos setores correspondentes.
A cerimônia simples é feita para dar boas-vindas aos futuros especialistas em saúde da mulher. “Nós ficamos felizes em fazer parte dessa formação que demonstra a preocupação das instituições de ensino com a interiorização e formação de recursos humanos na área da saúde, como forma de suprir a demanda desses profissionais na região. Para nós do HDM é um orgulho fazer parte desta iniciativa”, considera a gestora da pasta.
O programa de residência da UPE tem a duração de dois anos e tem como objetivo a formação de especialistas com uma visão interdisciplinar para atenção integral à saúde da mulher, nos diferentes ciclos e fases da vida. Tanto individual como coletivamente, em ambiente hospitalar, ambulatorial e na atenção básica sob a forma de treinamento supervisionado em serviço.
As atividades teóricas serão desenvolvidas na UPE campus Petrolina e as atividades práticas e teórico-práticas têm como campos de atuação a rede de atenção à saúde da mulher do município, como é o caso do Dom Malan.
“Recebemos essa nova residência com muito carinho, cientes da importância destes profissionais para o Vale do São Francisco. Formar profissionais de acordo com os princípios do SUS é uma das nossas principais missões. O resultado da primeira turma foi excelente e esperamos superar essa expectativa”, garante Rejane.