Estão bastante adiantados os trabalhos de construção da primeira etapa do hospital Dom Tomás, que fica pronta até o próximo mês de dezembro e vai ampliar a assistência aos pacientes com câncer do Vale do São Francisco. Com 6 mil metros quadrados de área construída, a primeira etapa vai funcionar com oito enfermarias, centro cirúrgico, UTI e implantação de uma unidade de radioterapia.
O novo hospital, que fica no bairro Gercino Coelho, em Petrolina – PE, vem completar o trabalho desenvolvido pela Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância – Apami, entidade filantrópica, que através do Centro de Oncologia Dr. Muccini presta assistência a portadores de câncer de mais de 60 municípios, dos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí, realizando mensalmente mais de 1.300 quimioterapias.
De acordo com o administrador geral da Apami Antonio Dion Barbosa, com a implantação da unidade de radioterapia, muitos dos pacientes não vão mais precisar buscar tratamento fora dos seus domicílios. “Além da excelência médica e de modernos equipamentos, a exemplo do acelerador linear, aparelho de braquiterapia e um tomógrafo especializado em diagnóstico oncológico, o paciente vai contar com um fator muito importante na sua recuperação, que é a proximidade dos familiares”, acrescentou Antonio Dion.
As obras são custeadas com doações da população através do telemarketing, participação dos compradores do Vale da Sorte e parceria do Movimento de Combate ao Câncer (MCC). A Apami também aguarda a liberação de emendas orçamentárias do senador Fernando Bezerra e dos deputados Adalberto Cavalcanti e Gonzaga Patriota. A obra completa do hospital Dom Tomás terá uma área construída de 11.280 metros quadrados com previsão de ficar pronta em cinco anos. (CLAS Comunicação & Marketing)
Blog do Banana