“Valorize a vida: construindo resiliência e encontrando esperança”. Esse foi o tema da palestra que aconteceu na manhã do último dia 26, no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), complexo hospitalar administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). A ação foi realizada pela Comissão de Humanização em apoio à campanha Setembro Amarelo, que aborda questões referentes ao combate e prevenção ao suicídio. O momento teve condução do padre Marcos Silva, da paróquia do bairro Santo Antônio, em Juazeiro, e contou com a participação de colaboradores de vários setores da unidade hospitalar.
Padre Marcos abordou a forma com que a resiliência pode contribuir para o fortalecimento do ser humano. “O processo de construção da resiliência exige consciência de nós mesmos e eliminação das ilusões criadas a respeito da vida. É inevitável não sermos afetados por alguma realidade externa, frustrações, perdas. Tudo isso faz parte da existência. Há um grande investimento no âmbito social e religioso de vender uma imagem de uma vida sem adversidades”, afirmou o religioso.
Dessa forma, padre Marcos ainda ressaltou que resiliência é desenvolver a capacidade de permanecer na meta de vida, mesmo diante do que fere o ser humano. “É preciso escolher a cada dia entre desistir ou resistir. Essa decisão dependerá do que trazemos dentro de nós. Por isso, a importância da vida espiritual, pois essa também é combustível que nos permite escolher por resistir e seguir adiante mesmo quando estamos abalados”.
A psicóloga do HRJ, Gilvanna Ferro, explicou que na atualidade a abordagem da temática vem tomando outros caminhos. “Hoje em dia, durante o Setembro Amarelo, buscamos fomentar autocuidado e autoconhecimento, pois quando construímos uma concepção de nossas crenças, metas e valores sociais, morais e familiares conseguimos ser resilientes”.
Ascom HRJ