Boletim da Fiocruz aponta alta da gripe e reforça importância da vacina
Cresce o número de hospitalizações por causa do vírus influenza A, principalmente, em estados do Norte e do Nordeste.

A circulação do vírus da gripe influenza A aumentou nos estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí, Ceará, além de Santa Catarina. Os dados são do novo boletim da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira (11).
Em estados do Sudeste, as hospitalizações pelo vírus continuam diminuindo, porém em ritmo mais lento no Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a queda de hospitalizações por influenza A também puxou para baixo o total de casos de síndrome respiratória aguda grave — que podem ser causados por influenza, SARS-CoV-2, entre outros vírus.
Mesmo em níveis baixos em todos os estados do país, a Covid-19 se mantém como uma das principais causas de hospitalização de idosos.
Segundo a Fiocruz, nenhum estado apresenta casos de síndrome respiratória aguda grave em nível de alerta, com crescimento de notificações. Entre as capitais, apenas Boa Vista (RR) apresenta risco com aumento de hospitalizações pela síndrome.
Os dados são referentes ao período de 30 de novembro a 6 de dezembro.
Vale reforçar que, seja no Norte ou no Sul, influenza A ou Covid-19, é necessário estar em dia com a vacinação, principalmente as pessoas dos grupos de risco.
Fonte: Radio Agência.
