Saúde

HRJ lança campanha para reforçar doações de sangue

Com o objetivo de apoiar o Hemocentro da bahia (Hemoba) na reposição dos estoques de sangue, o Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) deu início a uma campanha de incentivo à doação voluntária. A ação surge em um momento estratégico, já que o período junino e as férias escolares costumam registrar queda nas doações, ao mesmo tempo em que há aumento na demanda por transfusões.

Como parte da mobilização, funcionários e parceiros do HRJ vão participar de um mutirão de doação nesta quinta (22) e sexta-feira 923), na sede do Hemoba, localizada na Rua Alto Cheiroso, nº 236, bairro Santo Antônio, ao lado do hospital. As doações podem ser feitas das 7h30 às 16h na quinta-feira e das 7h30 às 12h na sexta-feira. “Estamos convocando grupos de voluntários para se unirem nessa ação em prol da vida. Com a chegada de junho, as doações de sangue tendem a cair, embora haja um aumento na demanda”, explicou Juliete Olímpio, líder geral do HRJ — que é gerido pelas Obras Sociais Irmã Dulce.

A campanha conta ainda com o apoio de instituições de ensino e organizações da região, como a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), através do Departamento de Ciências Humanas; o colegiado de Enfermagem da Universidade de Pernambuco (UPE); a Faculdade Estácio, por meio do internato do curso de Medicina; e a ONG Alcance Social.

Doar sangue é um gesto silencioso, mas profundamente compassivo. É quando nos colocamos no lugar do outro, mesmo sem conhecê-lo. Cada doação carrega a esperança de vidas salvas”, concluiu Juliete.

Critérios

Podem doar sangue pessoas entre 18 e 69 anos de idade, com peso acima de 50 kg e em boas condições de saúde. Jovens entre 16 e 17 anos também podem doar, desde que estejam acompanhados do responsável legal. É necessário apresentar documento oficial original com foto (em bom estado). Candidatos gripados ou com alguma doença aguda, bem como usuários de medicamentos, devem informar essas condições no momento da triagem.

Compartilhe:
plugins premium WordPress