O Hospital Regional de Juazeiro (Gestão IMIP) recebeu na última semana a visita da equipe de teleconferência do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). A visita, que ocorreu no último dia 20, foi realizada com o intuito de avaliar a dinâmica e a qualidade de som e imagem das teleconferências realizadas entre as duas unidades. Na ocasião, estiveram presentes a diretora e o gerente do Núcleo de Telesaúde do IMIP, Jeane Couto e Kleber Araújo.
Sempre preocupado em integrar a assistência especializada às práticas do ensino e da pesquisa, o HRJ transformou a teleconferência numa importante ferramenta de discussão e aperfeiçoamento para seus profissionais e estudantes. As videoconferências costumam ocorrer três vezes por semana e debater casos de cirurgia geral, clínica médica e cirurgia vascular, possibilitando a realização de sessões clínicas, seminários e discussões de artigos científicos entre as equipes dos dois hospitais.
De acordo com o Diretor de Ensino e Pesquisa do HRJ, José Antonio Bandeira, além de avaliar as ferramentas de discussão já existentes entre as duas unidades, a visita também teve a finalidade de ponderar sobre o uso de novas ferramentas de interação entre as equipes do HRJ e do IMIP. “Um dos aspectos colocados foi que existe a possibilidade de a gente interagir usando a ferramenta Segunda Opinião, por meio da qual serão feitas teleconsultorias sobre os casos mais complexos. Além disso, também discutimos a inserção do hospital nos SIG’s, grupos de interesse em diversas áreas da medicina que costumam realizar sessões e debates uma vez por mês”, conclui.
Assessoria de Imprensa Hospital Regional de Juazeiro
Blog do Banana