A partir desta segunda-feira (10), será obrigatória a comprovação do esquema vacinal completo contra a Covid-19 por parte de acompanhantes e visitantes de pacientes internados no Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh).
A medida foi adotada em função do aumento no número de casos de síndromes gripais na região e visa resguardar a segurança da comunidade hospitalar.
Comprovação impressa ou digital
Os acompanhantes e visitantes que já tomaram pelo menos duas doses do imunizante devem apresentar a comprovação através do cartão de vacina impresso ou certificado disponibilizado pelo aplicativo Conecte SUS.
É importante ressaltar que aqueles que apresentarem sintomas gripais não poderão permanecer no hospital para acompanhar ou visitar pacientes. Além disso, os demais cuidados devem ser garantidos, como o uso de máscara e higienização das mãos.
Sobre a Rede Ebserh
O HU-Univasf faz parte da Rede Ebserh/MEC desde janeiro de 2014. Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Vinculadas a universidades federais, essas unidades hospitalares possuem características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco – HU-Univasf
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH