O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promove consulta pública, até o dia 10 de dezembro, sobre o interesse da sociedade no inventário das bases de dados da instituição. O objetivo é identificar o grau de relevância dos dados produzidos e custodiados pelo hospital, a fim de priorizar o futuro processo de abertura das informações por meio do Plano de Dados Abertos (PDA) 2023-2025.
A consulta pública é uma orientação da Controladoria Geral da União (CGU) para que os órgãos e entidades conheçam a demanda por dados e, assim, priorizem internamente a transparência das bases que forem mais relevantes aos cidadãos. No formulário, os profissionais do hospital, acadêmicos, docentes e a comunidade em geral podem opinar sobre o nível de relevância das bases de dados a serem disponibilizadas, como número de internações por especialidade médica, taxa de ocupação de leitos hospitalares, número de cirurgias realizadas por especialidade, entre outras informações.
Após a consulta pública, essas informações serão analisadas e contribuirão para a consolidação do plano, bem como indicarão quais as bases de dados serão publicadas no site institucional e catalogadas no Portal Brasileiro de Dados Abertos.
Plano de Abertura
O PDA é o instrumento que operacionaliza a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal, regulamentada pelo Decreto nº 8.777/2016 e Resolução nº 3/2017 do Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (CGINDA), pois planeja as ações que visam a abertura e sustentação de dados abertos. Dados abertos são informações das instituições públicas que podem ser livremente acessadas, utilizadas e compartilhadas. Visa ampliar a transparência, a melhoria da gestão pública, o estímulo à pesquisa, a inovação na prestação de serviços e a geração de novos negócios.