Humberto Costa afirma que mesmo que na majoritária o PT caminhe com o PSB, serão os petistas que definirão como caminharão nas candidaturas proporcionais

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Se existe um certo pé atrás de alguns petistas para a confirmação da aliança com o PSB, com receio de ter que integrar um chapão para as disputas proporcionais, o senador Humberto Costa tranquila a todos. Ele que defende abertamente a aliança com os socialistas, informa aos postulantes a candidaturas a deputados estadual e federal que a forma da disputa nesse campo de disputa, quem define é o PT.

“Essa questão que se o PT terá chapas próprias para a disputa de deputados estaduais e federais, é uma decisão que será do partido. Nós não vamos nos submeter a uma imposição de quem quer que seja, qualquer que seja a aliança, por isso o PT irá fazer uma conta que é política, mas fundamentalmente, aritmética. Ou seja, onde teremos mais chances de eleger nossos nomes, se numa chapa com o PT sozinho, ou se é melhor numa chapa que envolva outras partidos ou a todos”, explicou o senador.

Conforme Humberto, a conta não está definida, depende do peso da legenda, quantos candidatos serão para as disputas proporcionais. “Esse é um assunto que deveríamos estar tratando, independentemente se vai haver aliança ou candidatura própria, porque qualquer que seja o cenário, teremos que definir isso”, complementou.

Sobre o Avante estar nesse caminho para as possibilidades de aliança, Humberto não confirma, porque o partido do deputado federal Sílvio Costa, pré-candidato ao Senado e que protagonizou uma cena semana passada com a pré-candidata ao governo, vereadora Marília Arraes, PT, provavelmente ficou só na cena mesmo, tudo porque a sigla de Sílvio não fechou acordo para aliança em nível nacional com os petistas.

“Nós não sabemos se o Avante estará no nosso leque de alianças em nível nacional e o movimento que houve com o partido não tem conivência da Nacional. Não passou por lá, porque se não estiver no leque de alianças em nível nacional, o PT nos estados é obrigada a se desfazer da união que venha a ser feita”, assegurou o senador Humberto Costa.

Related Posts