Escolas da rede pública estadual e particular de ensino de Petrolina estão convivendo desde a última terça-feira (5), com uma oficina que trata os saberes do cotidiano e da identidade cultural de nordestinos e nordestinas através da literatura de cordel. A oficina O Cordel na Sala de Aula Produzindo Cidadania, faz parte da programação do I Encontro de Educação e Cordel de Petrolina e já foi ministrada para professores da GRE – Gerência Regional de Educação e alunos das escolas dos bairros João de Deus (Jesuíno Antonio D’Avila), e São Gonçalo (João Batista dos Santos).
Com uma proposta de formar 12 turmas até o próximo dia 13, incluindo os alunos do Centro Educacional Vivência e da EJA (Educação de Jovens e Adultos), do Sesc Petrolina, a oficina trabalha com a linguagem do cordel, abordando através da formação de sextilhas temas como o meio ambiente, sexualidade, violência, gênero e política.
De acordo com o coordenador do encontro, o poeta e cantador Maviael Melo, os cordéis produzidos durante as oficinas serão expostos no Sesc Petrolina, às 19h, do próximo dia 13, em espaço paralelo à exposição de xilogravura – O Sertão de Euclides da Cunha, do artista plástico Gabriel Arcanjo. “Além deste incentivo, toda a produção das oficinas será editada para uma posterior publicação de um livro, previsto na proposta do Ministério da Cultura, a ser lançado em data ainda a definir”, adiantou Maviael Melo. Também no dia 13, o público vai conferir no Sesc Petrolina às 21h uma verdadeira cantoria com Marcone Melo, Celo Costa, Xangai e a participação especial do poeta Chico Pedrosa.
Realizado pela Entre Versos e Canções e o Sesc Petrolina, com apoio da GRE e a chancela do Ministério da Cultura na programação dos Micro Projetos do São Francisco, o I Encontro de Educação e Cordel de Petrolina prossegue no dia 14 ( Dia Nacional da Poesia), às 14h, também no Sesc Petrolina, com o lançamento de livros de autores regionais e o bate papo Educação, Cordel e Cidadania, sob a mediação da professora Socorro Lacerda, reunindo os educadores Cosme Santos, Genivaldo Nascimento, Josemar Pinzoh. E no mesmo espaço, às 21h o encontro ganha novamente contorno de cantoria com as apresentações culturais dos artistas João Sereno, Maviael Melo, Aldy Carvalho e Maciel Melo.
Blog do Banana