Ibope retoma segunda fase da pesquisa para mapeamento da Covid-19 em Juazeiro e Petrolina a partir de hoje

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A equipe de pesquisa do Ibope Inteligência, acompanhada por estudantes da Universidade de Pelotas (UFPEL-RS), retoma a partir de hoje (4) em Juazeiro, na Bahia, e em Petrolina, no Pernambuco, a segunda fase da pesquisa de mapeamento da covid-19 nos municípios. O levantamento será realizado até o próximo sábado (6).

O objetivo é medir o nível de imunização da população e identificar de que forma o vírus está se propagando no Brasil e auxiliar na criação de políticas públicas mais eficientes para o combate à pandemia baseadas em critérios científicos. A pesquisa consiste na aplicação de um questionário sobre doenças preexistentes e possíveis sintomas da covid-19 nos últimos 30 dias, além da realização de um teste sanguíneo rápido que utiliza metodologia por punção digital.

A pesquisa é financiada pelo Ministério da Saúde e tem o apoio das secretarias municipais de Saúde. Na primeira etapa da testagem, realizada em maio, todos os 250 testes aplicados na população de cada uma das cidades tiveram resultado negativo.

Nesta nova etapa em Juazeiro, os 250 testes serão realizados na zona urbana e também nos distritos de Carnaíba do Sertão, Massaroca e Juremal. Já em Petrolina, serão visitados os seguintes bairros e comunidades: Centro, José e Maria, São José, Gercino Coelho, Cohab São Francisco, Cohab Massangano, São Gonçalo, Ouro Preto, Jardim Amazonas, Jardim São Paulo, João de Deus, Antônio Cassimiro, Areia Branca, Dom Avelar, Dom Malan, Loteamento Recife, Pedra do Bode, Cidade Universitária, Pedro Raimundo, Rajada e Curral Queimado.

Caso o morador seja diagnosticado com coronavírus, os demais residentes serão testados. Além disso, os pesquisadores entregarão um informativo com orientações e repassarão o contato do participante para acompanhamento junto à Secretaria Municipal de Saúde.

A ação é voluntária e o morador não é obrigado a realizar, mas ressalta que o levantamento é importante para o mapeamento da covid-19 que está sendo feita em todo país.

De acordo com os representantes do Ibope, as equipes estarão devidamente identificadas por meio de um crachá e o descarte dos materiais usados nos testes será feito em recipientes específicos, além do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A terceira e última etapa dos trabalhos está prevista para acontecer 14 dias após a finalização da segunda etapa.

Related Posts