Teve início no dia 08 o II Ciclo de qualificação profissional com jovens participantes do Programa Vida Nova, coordenado pelo Centro de Juventude. O projeto, que já está a todo vapor, acontece de segunda a quinta. Os adolescentes participam de diversas salas e oficinas ofertadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e aprendem a teoria e a prática necessárias para ingressar no mercado de trabalho. São cinco cursos técnicos, com cargas horárias que variam de 60 a 128 horas: Confeitaria, Lancheteria, Técnicas em Administração, Refrigeração/Condicionador de ar e Instalação de Acessórios Automotivos/Refrigeração Automotiva.
Perguntado sobre a parceria do Senai com a Prefeitura de Petrolina /Centro da juventude, o Coordenador Técnico do SENAI, João Lira, disse estar satisfeito e afirma que a parceria sempre é bem-vinda, assim como os alunos do centro da Juventude. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina, como diria Cora Coralina. Estamos satisfeitos com essa parceria que nos dá alegria e satisfação em trabalhar. O Centro da Juventude e os seus alunos sempre serão bem-vindos ao SENAI”. Ígor Wesley, estudante de 17 anos que está cursando Instalação de Acessórios Automotivos há três semanas, está confiante no curso, que julga ser uma ótima oportunidade para adquirir um bom conhecimento e ingressar no mercado de trabalho.
O Programa Vida Nova é realizado pelo Governo do Estado em convênio com a Prefeitura Municipal de Petrolina e está classificado como de Proteção Social Especial de Alta complexidade. Para Robson Rocha, secretário de Juventude e Qualificação Profissional, esse é o momento chave para cada jovem fazer a diferença em suas vidas, e cumprir essa nova etapa será um salto de qualidade, enriquecendo o currículo para ingressar no mercado de trabalho. “A gestão do prefeito Julio Lossio está empenhada e cumprindo as etapas do programa. O objetivo é inserir o máximo de jovens no mercado de trabalho, para que possam ir adiante, sendo cidadãos que escreverão uma nova história em suas vidas”, disse.
ASCOM PMP
Blog do Banana