Ricardo Banana

Ilha do Fogo deve receber mais de 500 pessoas durante Congresso dos Pescadores Artesanais da Bacia do São Francisco

imagem5A Ilha do Fogo deve receber cerca de 500 pescadores e pescadoras artesanais durante um congresso sobre a atividade pesqueira artesanal da Bacia do São Francisco. O evento acontece entre os dias 1 e 3 de abril. O tema do Congresso é  “Grito do Rio e seu Povo na Busca do Bem Viver!” O tema escolhido para o Congresso dos Pescadores e Pescadoras Artesanais da Bacia do Rio São Francisco deixa claro a proposta do momento: os povos querem o São Francisco vivo!

Em carta convocatória para o Congresso, os organizadores evidenciam o aceleramento do processo de morte do Velho Chico. O incentivo do governo ao agro e hidronegócio, as barragens, a transposição e a privatização dos corpos d’água são algumas das ameaças apontadas ao São Francisco. “Os peixes diminuem em quantidade e em qualidade e as comunidades pesqueiras vêm perdendo seus territórios tradicionais e direitos já conquistados. As nascentes do Rio São Francisco se encontram em processo crescente de extinção. Na sua Foz o mar avança para dentro do rio”, denuncia a carta.

A estimativa é que cerca de 500 pessoas possam debater soluções para a revitalização do Velho Chico e o fortalecimento da identidade do seu povo. Serão cerca de 10 oficinas temáticas que também colocarão em evidência a importância da pesca artesanal para o povo brasileiro. “Precisamos dar atenção ao rio que proporciona geração de renda aos pescadores que vivem da pesca artesanal”, comenta a agente do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), Rizoneide Gomes.

 “Não deixe o Rio morrer, se não morre o ribeirinho de fome de sede e não sei mais o quê…!”, o canto popular dos povos do Velho Chico traduz a luta das pescadoras e dos pescadores por aquele que faz parte do imaginário e da vida de seus pais e filhos: o Rio São Francisco.

SERVIÇO

O que: Congresso dos Pescadores e Pescadoras Artesanais da Bacia do São Francisco;

Onde: Ilha do Fogo;

Quando: 1, 2 e 3 de abril;

Com quem: mais de 500 pessoas entre palestrantes, pescadores e pescadoras artesanais  e organizações de apoio.

Comissão Pastoral da Terra Juazeiro

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress