Ilha do Massangano recebe 88ª unidade do programa Nova Semente

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagem1 imagem2O programa Nova Semente sai do continente e chega à ilha. Nessa quarta-feira (13), a Ilha do Massangano, localizada a 15 km do centro de Petrolina, tornou-se mais uma referência do Nova Semente com a inauguração da 88ª unidade do Programa.

A instituição recebeu o nome da comunitária Maria Lucia Diogo, em reconhecimento aos trabalhos voluntários prestados à comunidade, principalmente no campo artístico infantil.

O prédio, que começa a funcionar hoje (14), conta com um ambiente arejado e decorado. Livros didáticos e outros materiais pedagógicos também irão auxiliar no atendimento às 40 crianças já inscritas no Programa, no horário das 6h às 17h30.

A gestora da unidade, Zenaide Rosa, comenta sobre os preparativos para a inauguração da primeira creche integral da comunidade. “A chegada do Nova Semente aqui na Ilha do Massangano é motivo de muita alegria e será mais uma ação que se somará as atividades da Ilha. Estamos cheias de expectativas para o início dos trabalhos”.

O líder comunitário e um dos incentivadores para a instalação do projeto na localidade, Francisco Chagas, ressalta a importância do empreendimento para a comunidade. “As crianças ficavam sem proteção e muitas vezes iam brincar nas margens do rio ou com animais o que poderia causar acidentes. O Nova Semente além de trazer melhorias na educação infantil irá proteger as crianças que residem na Ilha”.

Idealizado pelo gestor municipal, Julio Lossio, o Programa foi fundado em outubro de 2010 com o objetivo de trazer melhorias para a educação infantil. Diariamente seis mil crianças são assistidas pelo projeto com cinco refeições, acompanhamento médico, odontológico e nutricional. O Nova Semente já conta com 1500 sementeiras e o ensino oferecido nas unidades seguem o programa pedagógico do Instituto Alfa e Beto. A ação é realizada com parcerias de entidades sociais como o Petrape e a comunidade local.

“Estamos bastantes felizes em poder trazer o Nova Semente para a Ilha do Massangano, um dos pontos turísticos do nosso município. Além de trazer alternativas para o desenvolvimento da educação infantil, o Programa traz renda para a comunidade, já que todas as sementeiras moram aqui. Nosso desejo é que a partir dessa iniciativa a Ilha cada vez fique mais forte”, argumenta o prefeito municipal Julio Lossio.

Na Ilha do Massangano residem 200 famílias e a renda principal dos moradores é proveniente da agricultura familiar e da irrigação. A Ilha é um dos pontos turísticos mais importantes de Petrolina e suas tradições culturais ganharam renome nacional, a exemplo do ‘ samba de veio’, uma tradição de mais de meio século que é repassada pelos mais velhos às gerações mais novas.

ASCOM/PMP

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário