A Matriz de Santo Antônio, um dos monumentos históricos mais importantes de Pernambuco localizado no bairro Santo Antônio, coração do Recife, enfrenta um dilema atualmente. A igreja necessita de uma reforma urgente, mas só o Governo do Estado pode autorizar essa revitalização. Os moradores do bairro gostariam de poder executar a obra, mas legalmente estão impedidos.
A Matriz do Santa Antônio é uma das obras arquitetônicas que se incorporaram a vida dos recifenses. Sua pedra fundamental é datada de 1753, segundo historiadores e os responsáveis pela obra foram religiosos porturgueses. A sua fachada ainda é original, mas com algumas modificações que não descaracterizaram a sua estrutura histórica.
A comunidade do bairro de Santo Antônio e o povo pernambucano, bem como os turistas que visitam e apreciam o acervo religioso da capital do estado, aguarda um posicionamento do governo estadual e do Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), responsável pela administração de monumentos históricos no estado, para promover a revitalização da Matriz. A última obra de recuperação do monumento ocorreu em junho de 1975.
Blog do Banana