Consumidores de queijos, manteiga e leite pasteurizado da região norte da Bahia contam, a partir de agora, com produtos seguros e saudáveis, graças à inauguração do Laticínio Filadélfia, localizado no município de mesmo nome. A indústria funcionava há 13 anos na clandestinidade mas, a partir da fiscalização de caráter educativo, realizada pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura (Seagri), o proprietário, Adriano Guedes, adequou o laticínio às normas sanitárias, investindo cerca de R$ 1,5 milhão em reforma e equipamentos.
As novas instalações do Laticínio Filadélfia foram inauguradas nesta quarta-feira (30) em evento que movimentou toda a região e contou com as presenças do secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles; o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres, o diretor de inspeção da Adab, Adriano de Sá, deputados estaduais da região, prefeitos e vereadores.
Segundo Adriano Guedes, sair da clandestinidade e obter o reconhecimento da qualidade dos produtos produzidos pelo laticínio é a realização de um grande sonho. “A Adab foi importante para nós, pois através da orientação que os técnicos nos passaram, fizemos um projeto, que foi aprovado, e realizamos registro no Serviço de Inspeção Estadual, e hoje podemos ampliar o negócio”, disse Adriano Guedes.
Anunciando que o governo do Estado vai lançar no mês de março o Plano Estadual do Leite, o secretário Eduardo Salles disse que a iniciativa representa um ganho para a pecuária baiana, e é de grande importância para os produtores da região. “Não podemos esquecer que perdemos 40% da safra de leite em 2012, por conta da seca. Todo estímulo para a pecuária é muito bem vindo e a Seagri estará sempre de portas abertas para colaborar com as diversas iniciativas”, destacou Salles.
O deputado federal Félix Mendonça, que também participou da inauguração, aproveitou o momento para anunciar que fará uma emenda parlamentar, com vistas a buscar recursos para a construção de um entreposto no município de Filadélfia. Segundo ele, o entreposto vai dar mais estruturação às atividades agropecuárias da região.
O entreposto frigorífico é um dos 18 projetos estruturantes que fazem parte do portfólio criado pela Secretaria da Agricultura e entregue aos deputados estaduais, federais e senadores baianos, para que eles possam colocar emendas. “Os parlamentares estão sendo sensíveis, e é muito bom o exemplo que está sendo dado pelo deputado Félix Mendonça, viabilizando um projeto destinado a estruturar a cadeia da carne na região”, disse Salles.
Educação
O diretor geral da Adab, Paulo Emílio, explicou “temos a responsabilidade de fiscalizar, mas nosso papel não é apenas o de multar, punir. A educação sanitária, a orientação e a conscientização são as melhores ferramentas para fazer com que os estabelecimentos sejam adequados às normas legais”. De acordo com ele, “hoje é um momento muito feliz para nós. Acompanhamos e orientamos o proprietário para que ele saísse da clandestinidade e trouxesse para o mercado alimentos saudáveis. A Adab tem orgulho de trabalhar desta maneira”, pontuou.
Eduardo Salles destacou a ação da Adab, reconhecida no Brasil todo por sua competência, e elogiou a equipe coordenada por Fábio Cedraz, gerente técnico da Adab em Juazeiro, responsável pelas ações desenvolvidas em Filadélfia. “A Adab tem o objetivo comum de ajudar, dentro da lei, a fazer com que os empreendimentos sejam viabilizados”, disse Salles.
O Laticínio Filadélfia está localizado estrategicamente para atender à demanda da região. Com 450 metros quadrados de área construída, a indústria tem potencial de recebimento de 50 mil litros de leite/dia, para processar manteiga e queijo, suprindo uma demanda de produtos inspecionados local e municípios adjacentes.
O surgimento das novas indústrias lácteas na região foi incentivado através de ação conjunta, iniciada no segundo semestre de 2010, entre a Seagri/Adab e Ministério Público, na busca incessante da inclusão social de famílias que trabalhavam à margem da ilegalidade e em ambiente insalubre. O empreendimento irá beneficiar o município de Filadélfia e adjacências, gerando 30 empregos diretos e mais de 150 indiretos, integrando 350 famílias, aquecendo a economia local e favorecendo os produtores de leite, principalmente os da agricultura familiar.
Também participaram da inauguração do laticínio o deputado estadual Roberto Carlos, o prefeito de Filadélfia, Barbosa Júnior; a vice-prefeita do município, Nice Mota; o prefeito de Ponto Novo, Adelson Maia, o coordenador da Adab em Filadélfia, Adilson Pinheiro de Andrade; o superintendente de irrigação da Seagri, Marcelo Nunes; o coordenador regional da Adab em Juazeiro, Carlos Kleber; o gerente técnico da Adab em Juazeiro, Fábio Cedraz Oliveira, o presidente da Câmara de vereadores de Filadélfia, Sinval Moreira,além de vereadores de Juazeiro.
Fotos: Imprensa Seagri/Heckel Junior
Assessoria de Imprensa – Seagri
Blog do Banana