A tarde da sexta-feira (20 de outubro) está marcada na história de Petrolina, como um dia de superação para 17 alunos que ganharam a oportunidade de conquistar uma vaga no mercado de trabalho, em Petrolina. A ação até passaria despercebida não fosse por um detalhe: todos os alunos que participaram da capacitação profissional têm Síndrome de Down. Melhor ainda, para o aluno Francisco Júnior, o primeiro da turma a garantir a vaga no mundo do trabalho. Júnior irá atuar em eventos promovidos pela ‘Ana Petiscaria’.De acordo com informações da Assessoria de imprensa, Petrolina foi a primeira cidade do interior de Pernambuco a receber a formação oferecida através de uma parceria entre a prefeitura e a EMPETUR – (Empresa de Turismo de Pernambuco). Durante três dias, os alunos participaram do Curso de Recepcionista de Eventos no Sest/Senat e ontem (20) receberam seus certificados numa cerimônia realizada no mesmo local. O evento teve ainda a presença de empresários da cidade que também manifestaram interesse em contratar os novos profissionais.
Ao lado do agente da Empetur, Marcelo Rocha e do diretor de turismo de Petrolina, Marcus Pamponet, a secretária de Cultura, Turismo e Esportes, Maria Elena de Alencar, entregou os certificados e parabenizou os novos profissionais pela conquista.“Assistir uma ação pioneira em Pernambuco que vai garantir empoderamento a estes jovens é um grande conquista e motivo de orgulho. O mais importante agora é mostrar à sociedade que estes alunos estão capacitados e merecem uma oportunidade no mercado de trabalho. Queremos também fazer esta provocação ao empresariado para abrir as portas para estes novos profissionais”, disse a gestora da pasta.
Durante a capacitação, os alunos contaram com a monitoria de Bruno Ribeiro, primeiro turismólogo com Síndrome de Down a se formar no Brasil.
Oportunidade
Além de receber seus certificados, os alunos saíram do evento com uma notícia animadora: alguns deles já foram contratados para atuar em eventos de Petrolina.
Blog do Banana