Índios fecham rodovia entre Cabrobó e Orocó em movimento nacional em defesa da saúde indígena e contra o retrocesso social do Governo Bolsonaro

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Cerca de 1 mil índios do sertão do São Francisco, interromperam a BR-428 entre Cabrobó e Orocó, nesta manhã de quarta-feira, 27, em protesto à Reforma da Previdência e o retrocesso das política sociais do Governo Bolsonaro para a população indígena e os mais pobres. Um dos líderes do movimento.

“Esse movimento é em prol da saúde indígena. Desde que o Governo Bolsonaro temos tido um desmonte e isso tem prejudicado a saúde indígena. Não aceita a municipalização da saúde. É um violação da Lei Arouca que garante o atendimento diferenciado a todos nós, população indígena. Não vamos ceder e não vamos aceitar esse retrocesso”, disse a vereadora Neguinha, da tribo Truká, de Cabrobó, uma das lideranças indígenas da região.

“Esse governo só trouxe retrocesso as populações indígenas. Rebaixou a Funai, reforçando o extermínio dos índios e vamos ampliar nossa luta com o Abril Indígena para mostrar que não vamos aceitar. Mais de 100 etnias vão buscar a manutenção das conquistas”, acrescentou Neguinha, informando que o prefeito Marcílio Cavalcanti apoia o movimento e a Câmara de Vereadores de Cabrobó através do presidente Dim Saraiva.

As 12 etnias de Pernambuco, se juntaram ao movimento nacional, fechando várias rodovias por todo o estado e o País, revelou Neguinha Truká. O líder da tribo, Neguinho Truká, também participa do protesto como uma das lideranças do movimento no estado.

Related Posts