Infraestrutura intensifica limpeza em bairros com focos do Aedes Aegypti

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagem imagem2A Prefeitura de Petrolina, no intuito de eliminar e prevenir focos do mosquito da dengue, implantou nesta segunda-feira, 07 de dezembro, um grupo de trabalho com representantes de várias secretarias municipais. O grupo se reuniu para definir ações emergenciais para os próximos dias. A secretaria de Infraestrutura iniciou os trabalhos com a realização da limpeza no Jardim Petrópolis, um dos bairros de maior índice de infestação do mosquito.

Um dos principais entraves para a prevenção e eliminação de possíveis focos do Aedes aegypti é o grande número de terrenos baldios na cidade. Por isto, a Prefeitura faz um apelo aos proprietários destes terrenos: realizem periodicamente a limpeza e o corte de grama. É necessário lembrar que o mosquito pode colocar ovos em até mesmo uma pequena quantidade de água parada, como em uma tampa de garrafa. Além disso, alguns casos foram identificados em vasos sanitários de casas fechadas nesta época do ano. O ideal é que, ao final da temporada de aluguéis, as tampas dos vasos sejam abaixadas.

“É preciso que todos façam a sua parte, removendo folhas, galhos e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e ralos externos; lavando com escova e sabão, uma vez por semana, utensílios usados para guardar água, como jarras, garrafas e baldes; procure sempre encher de areia até a borda os pratinhos de vasos de planta; guarde garrafas de cabeça para baixo; mantenha materiais de construção em locais cobertos e secos”, enfatizou a secretária de Infraestrutura, Tatyanne Lima.

Os bairros Jardim Petrópolis, São Gonçalo e Vila Chocolate são os mais infestados, mas há casos de criadouros no Dom Avelar, São Jorge, Terras do Sul, São José, Vila dos Ingás, Loteamento Eduardo, Agua Viva, Sol Nascente, Condomínio Summer Ville, entre muitos outros. A grande maioria de focos é encontrada nas residências. A equipe da secretaria de Infraestrutura realizará a limpeza dos terrenos de acordo com o cronograma divulgado pela secretaria de Saúde, nos bairros de maior índice de foco do mosquito.

O prefeito de Petrolina, Julio Lossio, alerta que a população precisa continuar colaborando. “É preciso manter os quintais limpos, principalmente nesta época, período considerado propício para a proliferação do mosquito. Nós estamos muito empenhados em combater o Aedes Aegypti, um mosquito muito perigoso, que transmite inúmeras doenças, como é o caso da microcefalia, podendo ser fatal. Precisamos preservar nossas crianças, proteger a população contra essa ameaça. Mas o mosquito está na casa das pessoas, então teremos que entrar nessas casas, informar e alertar as pessoas para que haja uma maior conscientização no sentido de evitar principalmente vasilhas com água parada”, explicou o Gestor Municipal.

Ascom/Seinfram

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário