Em tempos de crise hídrica e escassez de chuvas, a adoção de medidas criativas e sustentáveis tem sido essenciais para contribuir na diminuição do consumo de água. Pensando nisso, uma funcionária da Unidade de Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) teve a inciativa de colocar garrafas PET para diminuir a utilização da descarga em todas as bacias sanitárias da unidade.
A ideia de Dejane Almeida, que é auxiliar de cozinha em uma empresa prestadora de serviço da UPAE, surgiu após um vídeo tutorial disseminado na internet. Uma técnica simples que consiste em instalar garrafas PET de 2 litros, preenchidas com água, no interior das caixas acopladas das bacias sanitárias, para diminuir a vazão de água. Essa solução caseira resulta em uma economia de 1,5 litros de água a cada descarga. “Eu vi o vídeo na internet e após me certificar que realmente funcionava sugeri a implantação da técnica a coordenação da unidade, que prontamente aceitou minha ideia”, relata a funcionária.
Além da própria instalação das garrafas, Dejane também fez por inciativa própria a arrecadação de garrafas PETS. “Sai recolhendo o material em bares da vizinhança e em aniversários que frequentava. Em um só dia instalei as garrafas em todas as bacias sanitárias das áreas comuns e nos vestiários do hospital”.
A inciativa da funcionária não somete garantiu o reconhecimento dos gestores da unidade, como também uma economia considerável no consumo de água. Segundo o coordenador administrativo da unidade, Miguel Alves, ações como esta devem ser incentivadas. “O mais importante foi que além de implantarmos um método realmente eficaz de economia de água, os funcionários e usuários perceberam a diminuição da vazão de água, percebendo que a técnica produz efeito e pode ser reproduzindo em vários outros ambientes”, destacou.
Assessoria de Comunicação
UPA24h/UPAE – Petrolina – PE
Gestão IMIP
Blog do Banana