Clima

Inmet alerta para baixa umidade do ar no sertão do Nordeste

O sertão nordestino está sob alerta de perigo potencial por causa da baixa umidade do ar, pelo menos até a noite da próxima quarta-feira. A previsão é do Inmet. O aviso abrange mais de 220 cidades do sul do Ceará e Rio Grande do Norte, mas, principalmente, o interior da Paraíba e de Pernambuco.

Os riscos à saúde são porque a umidade relativa do ar pode variar de 30 a 20%, com alguma possibilidade de incêndios florestais. A Organização Mundial da Saúde considera o nível ideal de umidade pelo menos 60%. Segundo a Agência Pernambucana de Água e Clima, por exemplo, apenas a Região Metropolitana do Recife e a Mata Sul devem ter chuva fraca até o final da semana.

As recomendações são conhecidas, mas vale reforçar: beber bastante líquido, evitar atividades físicas nas horas mais secas e não se expor ao sol nas horas mais quentes do dia. Ao longo do mês de dezembro, a previsão é que as temperaturas fiquem acima da média em todos os estados do Nordeste, principalmente no Sul do Piauí, que pode chegar a 1º C acima da média. Mas, até o final da semana, o índice de umidade pode mudar.

Apesar da seca nesta semana, a previsão do Inmet para dezembro na região Nordeste é que o volume de chuva fique acima da média histórica, principalmente na Bahia e Piauí. Chuvas abaixo da média, apenas em áreas isoladas do Norte do Maranhão.

Compartilhe: