Ricardo Banana

Instituição orienta profissionais sobre uso de EPIs na pandemia

Evento reúne colaboradores de indústria de produtos da acerola 

Além de reduzir os riscos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) tornou-se ainda mais importante em tempos de pandemia. O cumprimento de normas do trabalho, com o uso de luvas, capotes, botas, máscaras, touca entre outros, ajudam a minimizar riscos e chances de transmissão do vírus.

Com os temas uso de EPIs e como evitar acidentes de trabalho, a Faculdade UNINASSAU Petrolina promove encontros, nos dias 24 e 26 de agosto, com colaboradores da Niagro, empresa de produção, comercialização e industrialização de produtos de acerola. Os temas são abordados pelo estudante do curso de Segurança do Trabalho, João Mário Souza, e o coordenador dos cursos de Engenharia, Nielton Araújo.

“Sabemos que há normas regulamentadoras que tornam obrigatório o uso de EPIs para algumas funções visando o cuidado com a vida e saúde do colaborador. E em tempos de pandemia o cuidado deve ser redobrado, afinal a transmissão pode ser feita por meio de fluidos (saliva, catarro etc.), toque e contato com superfícies contaminadas, então o uso correto e adequado gera tranquilidade para empresa e profissional”, destaca Nielton.

De acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), em 2018, foram registradas 2.022 mortes por acidente de trabalho, maior do que no ano anterior. “Se todos fazem a sua parte, seja respeitando as normas, seja fiscalizando de forma efetiva, com certeza, o número de acidentes e de mortes vão reduzir”, acrescenta o coordenador.

O encontro faz parte de mais uma edição da Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Sipat).  “É um momento que permite expor, alertar e discutir os riscos à saúde e ao bem-estar. É importante que a empresa esteja sempre vigilante e o colaborar tenha ciência da obrigatoriedade do uso dos equipamentos de proteção individual”, finaliza.

Compartilhe: