O tema a ser abordado “Criação de outros meios econômicos e sustentáveis para a Caatinga” será proferido pela pesquisadora da Embrapa Semi-Árido, Lucia Helena Kill. O evento acontece na próxima segunda (09), das 8h às 10h, na sede da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), e é voltado aos dez integrantes do programa municipal das Unidades de Conservação da Caatinga (UCCA´s). Esta é a terceira palestra do ano e a presença dos produtores rurais funciona como um dos requisitos para se manterem dentro do programa.
Mensalmente, os produtores rurais se encontram e assistem a palestras que abordam sobre temáticas relacionadas a atividades cotidianas. Nesses encontros, os participantes podem trocar experiências, tirar dúvidas, e ter acesso a informações que podem contribuir para melhorar o aproveitamento do Bioma Caatinga, sempre tendo como foco principal a preservação e conservação do Meio Ambiente.
Vale lembrar que o programa de Proteção à Caatinga foi criado através da Lei Municipal 2575/13. Os membros das unidades de conservação recebem uma remuneração mensal para auxiliar na preservação deste ecossistema. O programa é coordenado pela AMMA e tem suas ações acompanhadas de perto pelo Conselho Municipal da Caatinga (COMUCA), que agrega representantes de diversas instituições.
Nos próximos encontros serão abordadas as seguintes temáticas: “Capacitação para restauração florestal da Caatinga- áreas degradadas”; Sistemática do manejo florestal sustentável da Caatinga”; “Produção, coleta de sementes, armazenagem, plantio e replantio de mudas da Caatinga”; Capacitação para captação e reaproveitamento de água”; “Capacitação em compostagem”; “Preservação/criação de abelhas nativas/exóticas”; “Implantação de meliponário e apiário”; “Gestão ambiental e cidadania”; “Associativismo e Cooperativismo”.
ASCOM AMMA
Blog do Banana
1 comentário
A ama ainda existe, existe ainda secretária que fraqueza do prefeito colocar estagiário para ser secretaria kkkkkk