Integridade social e familiar dos alunos é preocupação da Secretaria de Educação

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A secretária de Educação de Petrolina, Maéve Melo, esteve reunida nesta semana com o juiz da Vara da Infância e Juventude de Petrolina, Marcos Franco Bacelar, e com o Conselho Tutelar. As reuniões, de acordo com a gestora da pasta, tiveram como objetivo debater parcerias que colaborem com a melhor condição do estudante.

Maéve Melo acredita que o bem-estar dos alunos além dos murros da escola é fundamental para o sucesso do processo educativo pedagógico. “Entendemos que a educação não se faz só na escola. Envolvendo toda a comunidade, a família e as instituições que garantem, plenamente, o direito das crianças, vamos ter êxito na educação. Nossa preocupação com os estudantes não termina quando o sino bate”, pontuou a gestora.

No encontro com o Juiz da Vara de Infância, a secretária foi apresentada ao projeto Prevenção da Violência nas Escolas (Previne) que tem como objetivo diminuir a violência nas unidades, como o bullying, por exemplo. Segundo Maéve, a Secretaria já se colocou à disposição para que, em parceria, a ação possa ser aplicada nas escolas da Rede Municipal.

Com o Conselho Tutelar, a gestora ressaltou a importância da parceria para trazer os pais para participar, efetivamente, da vida escolar e, assim, diminuir a evasão, os casos de indisciplina e, com isso, aumentar os índices de aprovação. “Nossa reunião foi bastante proveitosa. Debatemos a questão do direito à educação, onde a Secretaria de Educação está fazendo sua parte garantindo vaga para todas as crianças, mas esse encontro tem outro objetivo: ter o conselho como parceiro para que possamos trazer as famílias para dentro das escolas”, contou.

Na oportunidade, os conselheiros apresentaram o projeto ‘De 15 em 15’ que tem como objetivo solidificar a parceria entre a comunidade escolar e as famílias. “Esse projeto é muito bom e atende ao desejo da nossa política de educação. Vamos juntos, implantar essa ação nas escolas”, ressaltou Maéve.

Além da aplicação do projeto, a Secretaria e o Conselho firmaram outro compromisso: a realização de formação com professores e gestores sobre o papel e a importância da entidade. “Essa formação é muito importante, pois muitos gestores e professores não sabem com lidar com as questões de indisciplina e evasão dos alunos e nós, conselheiros, podemos ajudar indicando os caminhos a percorrer, ajudando o trabalho da escola”, observou Gileade Azevedo, conselheiro tutelar.

Ascom

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário