A Bahia, consolidada como líder no turismo nacional, registrou, em junho, um aumento de 19,2%, quase cinco vezes acima da média do país no setor, que foi de 3,9%, em comparação com o mesmo período de 2023. Esse avanço é impulsionado por uma série de investimentos estratégicos em infraestrutura, qualificação profissional e promoção de destinos baianos capitaneados pelo Governo do Estado.
O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, apresentou os resultados do setor em conversa com jornalistas no Terreiro de Jesus, no Centro Histórico de Salvador, nesta sexta-feira (16). Ao mesmo tempo, os visitantes continuam a elogiar a hospitalidade e a riqueza cultural do estado, reafirmando a liderança baiana no turismo brasileiro.
De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), as atividades turísticas geraram uma receita de R$ 4 bilhões de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em 2023, um aumento de 25% em relação a 2022. A contribuição do turismo no PIB baiano foi ampliada para, aproximadamente, 4%.
Além disso, os aeroportos baianos foram o principal portão de entrada de turistas estrangeiros no Norte e Nordeste, 45% deles entraram no país pelo estado. A atividade turística na Bahia criou, ainda, entre 2021 e junho de 2024, 32 mil postos de trabalho formais.
Investimentos e qualificação
Entre os projetos em destaque para fortalecer o turismo, a Bahia está apostando na qualificação profissional para fomentar o turismo na Bahia. O Proqualy Setur já capacitou mais de 5,2 mil profissionais de turismo.
Outro grande investimento é a requalificação da Feira de São Joaquim, em Salvador. “Cuidar das feiras é uma responsabilidade da prefeitura, mas, devido às condições sanitárias denunciadas pela própria defesa sanitária da prefeitura e à convocação do Ministério Público, o Governo do Estado assumiu a responsabilidade,” explicou Bacelar.
Ele informou que, nesta segunda etapa, serão investidos R$ 45 milhões, somando-se aos R$ 30 milhões já aplicados na primeira fase. Ao todo, serão quatro etapas de requalificação para o espaço, que é de grande importância para o turismo e a cidade, localizado em uma área privilegiada na borda da Baía de Todos-os-Santos.
Captação de eventos
A Bahia tem se destacado, ainda, na captação de eventos nacionais e internacionais, com 48 eventos realizados em 2023 e 37 já realizados em 2024. “Estamos presentes em eventos em diversas capitais brasileiras, além de países como Portugal, Espanha, Argentina, Estados Unidos, Alemanha e França,” destacou Bacelar.
Voos internacionais
Sobre os voos internacionais, o titular da Setur-BA informou que, atualmente, há 19 frequências semanais, incluindo destinos como Lisboa, Buenos Aires, Madri, Santiago do Chile e Montevidéu. A novidade é que a Air France incluirá a Bahia como o único novo destino global da empresa em 2024.
“O voo partirá do aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, e será operado com o avião mais moderno da companhia, o A-350, que está alinhado com a política de sustentabilidade da Bahia”, afirmou Bacelar, destacando a importância estratégica dessa conexão, que permitirá abrir mercados na África, Ásia e Europa.
Em dezembro, Salvador também passará a receber voos diretos de Varsóvia. Segundo Bacelar, os incrementos acontecerão para o próximo verão 2024/2025.
Fonte: GOVBA