A gerência regional do Ipa (Instituto de Pesquisa Agronômica de Pernambuco) de Petrolina, efetuou parte do pagamento dos carros pipa que estavam em atraso. Conforme João Batista, gerente regional do órgão, agora falta apenas 40% do mês de novembro e dezembro, mas os esforços é deixar os pagamento em dia o quanto antes para honrar os pagamentos desses profissionais.
“Fizemos esforços para quitar parte de setembro outubro e uma parte de novembro. Isso já ameniza a situação dos pipeiros e a gente continue garantido o abastecimento das comunidades. O importante é levar água de qualidade às famílias da zona rural de nossa região”, disse o gestor.
Além de coordenar o programa de Carro Pipa no estado, o Ipa também presta assistência técnica aos agricultores familiares na área em que atua. São Francisco. São 6 municípios na regional de Petrolina com ações em Orocó, Lagoa Grande, Afrânio, Dormentes e Petrolina.
Outra importante do Ipa para a região será a distribuição de sementes que será intensificada com a chegada do periodo chuvoso no sertão. Segundo João Batista, cada agricultor receberá 20 Kg de sementes, aproveitando as chuvas que vem chegando à região do sertão do São Francisco.
“A distribuição das sementes será neste final de ano inicio do próximo. Vamos entregar gratuitamente sementes de milho, feijão, sorgo forrageiro e sorgo granífero. Também aguardamos a liberação em breve do programa Terra Pronta que faremos em 16 mil hectares na região”, concluiu João Batista.
Blog do Banana