A campanha “Janeiro Seco”, que surgiu no Reino Unido e se espalhou pelo mundo, tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre os malefícios do álcool e os benefícios de uma vida mais saudável, propondo um desafio de 31 dias sem consumir bebidas alcoólicas. A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) apoia a causa e o cardiologista e coordenador médico, José Roberto Rocha, explica os benefícios.
“A campanha Janeiro Seco nasceu com o propósito de estimular a reflexão e a mudança de hábitos em relação ao consumo de bebidas alcoólicas. A iniciativa busca promover um estilo de vida mais saudável, conscientizando a população sobre os impactos negativos do álcool na saúde física e mental. É uma oportunidade para as pessoas repensarem seus hábitos e buscarem uma relação mais equilibrada com o álcool. Reduzir ou eliminar o consumo de bebidas alcoólicas traz benefícios significativos para a saúde, como melhora na qualidade do sono, perda de peso, melhor funcionamento do fígado e melhora na saúde mental”, afirma.
O álcool é uma substância tóxica que afeta vários órgãos e sistemas do corpo, como o fígado, o cérebro, o coração, o estômago, o intestino, o pâncreas, o sistema imunológico, o sistema nervoso, o sistema endócrino, entre outros. “O álcool pode causar desde problemas digestivos, gastrite, úlcera, esteatose hepática, cirrose, pancreatite, até doenças cardiovasculares, hipertensão, arritmia, infarto, derrame, além de alterações neurológicas, cognitivas, emocionais, comportamentais, como ansiedade, depressão, insônia, irritabilidade, agressividade, dependência, entre outros”, complementa o médico.
Para ajudar no controle do álcool e estimular bons hábitos, José Roberto separou algumas dicas:
– Estabeleça metas claras e realistas, como por quê, como e por quanto tempo ficar sem beber;
– Busque apoio de familiares, amigos, grupos ou profissionais que possam incentivar e acompanhar o processo;
– Evite situações de tentação, como festas, bares, restaurantes e algumas companhias;
– Substitua o álcool por outras bebidas saudáveis, como água, sucos naturais, chás, água de coco, etc;
– Pratique atividades prazerosas e relaxantes, como exercícios físicos, meditação, leitura, música, hobbies, etc;
– Reconheça e celebre as conquistas e os benefícios de ficar sem beber.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento gratuito e especializado para as pessoas que desejam parar de beber. O SUS conta com uma rede de serviços de saúde mental, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que realizam o acolhimento, a avaliação, o diagnóstico, o tratamento e o acompanhamento dos dependentes de álcool. O SUS também disponibiliza medicamentos que auxiliam na redução da vontade de beber e no alívio dos sintomas da abstinência, como o dissulfiram, o acamprosato e a naltrexona. Além disso, o SUS apoia os grupos de ajuda mútua, como os Alcoólicos Anônimos (AA), que oferecem apoio emocional e espiritual para as pessoas que querem se livrar do vício do álcool. “Se precisar, busque ajuda”, orienta José Roberto.
Com informações da UPA Petrolina