O senador Jarbas vasconcelos (PMDB) falou, na tarde deste domingo (2), que as atitudes de Humberto Costa (PT) de atacar a candidatura de Geraldo Julio (PSB) – a quem Jarbas está coligado – seria uma demonstração de desespero por parte do petista, por estar caindo nas pesquisas. O ex-governador de Pernambuco e ex-prefeito do Recife também saiu em defesa do atual prefeito João da Costa (PT), que, de acordo com ele, tem gestão mal avaliada porque teria sido atrapalhado pelos próprios petistas.
Confiante, Jarbas diz que irá aparecer no guia e que acredita numa vitória de Geraldo no primeiro turno
“Para quem perdeu pontos como Humberto, que apareceu com 40% na primeira pesquisa e hoje tem menos de 30%, é normal que bata o desespero ou, pelo menos, a insegurança. E aí começa a mudar o guia eleitoral, tentar pautar o guia eleitoral dos outros… A principal demonstração de desespero é quando o candidato começa a tentar pautar o adversário. Quando um candidato está bem, ascendente nas pesquisas, ele não se preocupa em pautar ninguém, muito menos os adversários.”
Humberto Costa desafia Geraldo Julio a colocar Jarbas Vasconcelos no guia eleitoral
Humberto e Daniel atacam Geraldo nas inserções televisivas. Socialista também alfineta
O guia eleitoral da chapa petista, encabeçada pelo senador Humberto Costa, foi atacada por Jarbas, que aproveitou para sair em defesa do atual prefeito João da Costa (PT), que, com apenas 24% de aprovação da população, foi impedido pela cúpula petista de concorrer às eleições. A escolha de Humberto Costa para concorrer às eleições partiu do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores. Mas, para Jarbas, a gestão de João da Costa foi prejudicada pelos membros do próprio partido, que teriam atrabalhado o atual prefeito.
“O guia eleitoral de Humberto diz que “a mudança deve continuar”. Mas que mudança? Se fosse para a mudança continuar, o candidato seria João da Costa. O atual prefeito foi apresentado há quatro anos como bom, competente, “João é João”. E com dois meses de gestão ele já não prestava mais, era incompetente. Eles é que não deixaram o rapaz trabalhar. Essa é que é a verdade.”
Geraldo Julio diz não estar incomodado com ataques nos guias de tv
“O João queria trabalhar e não conseguiu por conta das desavenças do PT, que culminou com a escolha de um candidato biônico, de São Paulo para cá. Tudo isso é reflexo de uma má política do PT sobretudo nos últimos anos. Isso é que os leva à insegurança.”
Denúncia – Jarbas foi questionado sobre as acusações publicadas pela revista IstoÉ desta semana, que dá a entender que Humberto Costa estaria envolvido em algum esquema de corrupção no Ministério da Saúde – o petista já respondeu que o conteúdo da matéria não procede e que irá processar a revista. Jarbas Vasconcelos disse não acreditar que isso irá influenciar muito na campanha.
“Toda denúncia nos obriga a responder, o que já é ruim. Mas não acho que vá influenciar tanto”, afirmou. O peemedebista ainda aconselhou o adversário petista. “Humberto está numa linha de queda e tem de manter o equilíbrio, a serenidade. Ele não pode dizer que isso é coisa de adversário”, disse Jarbas, em resposta a Humberto, que lembrou que em 2006 também “foi vítima” de ataques do tipo, quando foi acusado de estar envolvido na Máfia dos Vampiros, do Ministério da Saúde. Naquele ano Humberto enfrentava Mendonça (apoiado por Jarbas) e Eduardo Campos na eleição estadual e, com as acusações – das quais foi inocentado em 2010 -, ficou de fora do segundo turno. “Ninguém aqui gostaria de estar remoendo. Ele está em queda e a maioria dos que está em queda fica num processo de desajuste”, finalizou Jarbas.
IstoÉ levanta nova suspeita sobre gestão de Humberto no Ministério da Saúde. Petista vai entrar com processo
No evento, um almoço no Ateliê de Ferreira, em Campo Grande, também estiveram presentes o governador do Estado, Eduardo Campos (PSB), o candidato socialista à Prefeitura do Recife, Geraldo Julio, e lidernaças principalmente do PSB e do PMDB, como o deputado federal Raul Henry (PMDB).