Nascido em Senhor do Bonfim, em 28 de Agosto de 1895, João Ferreira da Silva, veio morar em Petrolina em 1920, desde muito jovem, muito trabalhador, interessado em progredir, empreendedor, recebeu esse codinome “Barracão” por ter trabalhado com fornecimento de comida a trabalhadores da LESTE Brasileira(linhas férreas) em Barracões. Casou-se em Petrolina, aos 26 anos com Maria Magdalena de Sá, filha de um dos mais destacados homens da terra, coronel Antônio Gomes de Sá, formando um casal exemplar no trabalho, vida social e religiosa.
Próspero, organizado, João Barracão foi fazendeiro e comerciante em Petrolina, possuindo nove fazendas, destacando-se a Fazenda Tapuio, onde manteve sua família, de onde vieram seus filhos e netos. João Barracão cresceu na economia sertaneja. Foi forte nesta beira do Rio São Francisco e contribuiu para o desenvolvimento deste vale. Se interessou pela vida pública, pela política local e com visibilidade em Pernambuco.
No comércio manteve a Farmácia Santa Terezinha muito importante pra época, desde os anos 1940. Cultivou amigos importantes em Petrolina, como o terceiro bispo da cidade, Dom Avelar Brandão Vilela, religioso conhecido em todo o Brasil tempos depois, e o notável comerciante, Anísio Moura, fazendo sucesso nos negócios desta cidade.
João Barracão foi prefeito de Petrolina entre 1948 e 1951.
Foi uma liderança politica com muita confiança do então governador de Pernambuco, Agamenon Magalhães, polarizando o eleitorado com o coronel Clementino Coelho, seu adversário nesta cidade e numa região ainda muito carente e com desigualdades sociais gritantes. João Barracão sonhou e trabalhou com a possibilidade da irrigação. Com Dom Avelar, pôde construir uma plataforma social para a população pobre e indigente de Petrolina dando oportunidade de qualificação profissional e trabalho aos jovens da cidade. Os Institutos, PIO XI e São José, surgiriam nesse período, em Petrolina com esse propósito. Uma ação conjunta de governo e Diocese de Petrolina. Uma inspiração para tempos depois, a cidade contar com Sesi, Sesc, Senai, Sebrae, Sest/Senat.
Por: Marcelo Damasceno
Ponte FM
PETROLINA PE
https://www.instagram.com/p/C5Q54k-LBYH/?igsh=MTJyNHA3YnV2aXFrdg==