Prefeito por duas vezes de Lagoa Grande entre 1997 e 2003, o enólogo e administrador, Jorge Roberto Garziera, receberá nesta sábado (23), em solenidade marcada para as 17h30 na Câmara de Vereadores do município, o título de cidadão lagoagrandense. A homenagem dada ao ex-prefeito tem como autora a vereadora Edneuza Lafayete (PTB) que foi aprovada por unanimidade pelos vereadores lagoagrandenses. Após a solenidade, haverá uma festa com shows artísticos na Praça Hermes Amorim, centro da cidade, uma homenagem dos amigos a Jorge.
São mais de 30 anos dedicados ao desenvolvimento do vale do São Francisco e principalmente, à cidade de Lagoa Grande a quem tornou através de seus projetos e ações, como empresário e prefeito, capital da uva e do vinho do Nordeste e fez a região são franciscana, segunda maior produtora de vinhos finos do Brasil.
Jorge ainda disputou e ganhou as eleições em 2008, mas como não pode assumir, conseguiu eleger por meio do trabalho que construiu ao longo de dois mandatos, a sua esposa, Rose Garziera nas eleições complementares de 2009. Simples e humilde Jorge costuma dizer que tudo que fez e ainda faz, não foi mais do que sua obrigação pela cidade que adotou como sua.
“Já me sinto um lagoagrandense de coração. De todo forma, sou grato à vereadora Edyneuza pela homenagem. Aproveito e convido aos nossos amigos e amigas da minha querida Lagoa Grande e de toda a região que estejam junto com a gente neste momento especial que reafirmará a minha admiração e o meu carinho por todas essas pessoas”, disse Jorge.
A autora da homenagem disse que é uma honra para ela ser a autora desse projeto que concede um titulo que o povo de Lagoa Grande tanto cobrava para o ex-prefeito.
“Acho que a homenagem já devia ter sido feita. Jorge merece e tem serviços prestados ao nosso povo. Tudo que ele fez por a gente é de conhecimento público e temos muito a agradecer. O título de cidadão lagoagrandense só reafirma o que Jorge representa para Lagoa Grande e o que nossa cidade representa para ele que sempre diz que é um lagoagrandense de coração”, concluiu a vereadora Edyneuza Lavayete.
Jorge retomou a cerca de 15 dias as atividades políticas no Sertão do São Francisco como coordenador da campanha em Lagoa Grande, da coligação Pernambuco Vai Mais Longe, do senador Armando Monteiro (PTB), candidato a governador; deputado federal Paulo Rubem (PDT), candidato a vice e o também deputado João Paulo (ex-prefeito do Recife), como candidato ao senado.
Perfil do homenageado:
Jorge Roberto Garziera é natural da cidade de Garibaldi, no Rio Grande do Sul. Chegou ao sertão pernambucano em 09 de dezembro de 1975, retornando logo após, ao Sul do país. Em 19 de agosto de 1978, Jorge voltou ao vale do São Francisco, onde se instalou definitivamente. Casou-se em 1982 com Rose Mary de Oliveira Garziera, com quem teve quatro filhas: Mariella, Julianna, Ana Catharina e Isabela.
Enólogo e Administrador de Empresa, Jorge Garziera realizou uma série de empreendimentos no ramo da produção de uvas e vinhos nos municípios de Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande e Petrolina, através da instalação de várias empresas rurais, gerando emprego e renda para milhares de pessoas em todo vale são franciscano. Só com carteira assinada, Jorge empregou mais de 20 mil pessoas na região.
Jorge Garziera foi eleito vice-prefeito de Santa Maria da Boa Vista (PE) em 1992, ao lado do empresário e ex-prefeito José Gualberto de Almeida. Membro da comissão pro-emancipação de Lagoa Grande, Jorge foi o primeiro prefeito da história política da cidade onde exerceu o cargo por dois mandatos consecutivos entre 1997 e 2003. Prefeito, Jorge implantou seus projetos de desenvolvimento local e mudou a cara de Lagoa Grande.
Um dos primeiros projetos socioeconômicos de Jorge foi o de pavimentação asfáltica da Estrada da Uva e do Vinho, a PE 574, que liga Lagoa Grande à Santa Maria, passando pelo distrito de Vermelhos e assentamentos de reforma agrária da região. A ação consolidou a criação do Polo Vitivinícola do Vale do São Francisco.
Em sua bagagem, constam vários outros projetos que mudaram pra melhor a vida dos lagoagrandenses, a exemplo do melhoramento urbano de Vermelhos e da sede do município; o projeto da primeira Enoteca Pública do mundo; construção de várias escolas municipais; do Hospital José Henrique de Lima; do Ginásio de Esportes e Parque de Eventos da Uva e do Vinho e idealização da Vinhuva Fest – Feira do Vinho e da Uva do Nordeste que consagrou Lagoa Grande como a capital nordestina da uva e do vinho e segunda maior produtora de vinhos finos do Brasil.
Diante de sua visão, e quem o conhece sabe disso, Jorge pensa grande para que o desenvolvimento e as oportunidades sejam iguais para todos. O prefeito das obras e do desenvolvimento de Lagoa Grande, fez da cidade encravada em pleno sertão pernambucano, no semiárido nordestino e com pouco mais de 20 mil habitantes, a se tornar referência e uma das mais conhecidas no cenário nacional pela sua potencialidade.
Blog do Banana
