O jornalista, poeta e publicitário Carlos Laerte, é o convidado de honra da sessão solene da Câmara de Vereadores de Orocó – Sertão do São Francisco de Pernambuco, na próxima sexta-feira (28), às 17h, quando receberá o título de Cidadão Honorário.
O título a Carlos Laerte foi outorgado no último dia 06 de dezembro, após aprovação unânime do Decreto Legislativo de número 001/2012, de autoria do presidente da Casa João Francisco Barbalho, vereador Ighor Roberto de Souza Crateú Araújo.
Como justificativa, o vereador apresentou em plenário uma relação com vários e “relevantes serviços prestados à comunidade orocoense”. Ighor Roberto exemplificou a publicação do Jornal de Orocó, Pra Lá do Meu Coração, que a União Cultural Orocoense edita ininterruptamente há 13 anos com o apoio de Carlos Laerte, nos trabalhos voluntários de jornalista responsável, bem como, da sua empresa, Clas Comunicação & Marketing, que assina o projeto gráfico e redação.
Perfil
Filho de família com raízes em Orocó, Carlos Laerte Agra de Sá nasceu em Juazeiro -BA no dia 29 de janeiro de 1963. Tem seis livros publicados: Suspiros de Imaginações (1981); Sementes (1983) – estes dois com o poeta Lênio Ferraz; Poemando (1986); O Quarto (1997); Memória Sanfranciscana – 80 anos da Marinha do Vale do São Francisco e outras Histórias” – em parceria com Maria Isabel Figueiredo – Bebela (1999), e Rio que Passa (2007).
Formado em jornalismo pela UNICAP – Universidade Católica de Pernambuco, este poeta que atua no mercado publicitário do Vale do São Francisco desde 1998, quando criou a Clas Comunicação & Marketing, já passou pelas redações do Jornal do Commercio de Recife – PE, TV Golfinho de Fernando de Noronha, Diário de Pernambuco, TV Grande Rio, TV Norte (atual TV São Francisco), além de algumas agências de publicidade e assessorias de imprensa.
Em 2005 concluiu na Universidade do Estado da Bahia – UNEB o curso de Especialização em Ensino de Comunicação Social. O trabalho de conclusão da Especialização revelou uma outra paixão, a fotografia. A exposição As Flores da Caatinga (individual) teve uma boa repercussão.
Depois vieram as mostras: Certos Olhares Sobre o São Francisco (coletiva em 2006) Olharfolia (coletiva em 2006) e a Marujada de Curaçá (individual em 2007). Carlos Laerte ajudou a fundar e foi o primeiro presidente do Núcleo da UBE – União Brasileira de Escritores (Seção Petrolina), e ganhou em 2006 o prêmio publicitário Bahia Recall, na categoria Produtos e Serviços.
Clas Comunicação
Blog do Banana