Junto com Agnaldo Meira e Romarinho Meira (STR Juazeiro/BA); e os representes do IPA/PE, Pedro Henrique Nunes (diretor de infraestrutura) e Paulo Nogueira (gerente regional do IPA em Petrolina). As receitas do chef Josivan estão aprovadíssimas!
Um sábado diferenciado para conhecer, ou melhor, provar e se deliciar com a culinária nordestina que é um dos nossos maiores patrimônios.
Mas tudo que e bom, pode ficar ainda melhor e utilizando um ingrediente típico do Nordeste, ou melhor, do semiárido nordestino: a palma. E quem prova por A + B que com a palma se pode fazer delícias para agradar os paladares mais exigentes é o chef e ‘sertanejo raiz’, Josivan Carvalho. E já vou batizando logo de ‘Josivan da Palma’.
Ele nos convidou para degustar alguns dos produtos e receitas que ele prepara com a palma. Junto, estiveram outros convidados bacanas que a gente registra já.
“O cardápio é bem extenso, vai de lasanha de Palma a licor para abri o apetite (uma delícia e gosei dele geladinho), passando por sobremesa como o pudim e sorvete. Tudo com a palma”, contou Josivan que começou a pesquisar e colocar em prática esse sucesso gastronômico e diferenciado, há muito tempo e vem se aperfeiçoando.
“Temos também bebidas os sucos diversos com a manga, laranja ou limão no preparo. O sorvete é outro sucesso, sem falar da pizza de palma. É típico, é nosso e faço questão de apresentar, provando que a palma não é só para alimentar rebanhos, ração animal, ela é um dos ingredientes mais importantes para a nossa alimentação, além de fazer um bem danado à saúde”, festeja o nosso ‘Josivan da Palma’.
HORA DE COMER!
Fomos então provar e comprovar, degustando e consumindo essas receitas que têm tornado o nome de Josivan conhecido por esse diferencial gastronômico. Em encontros, concursos e exibições gastronômicas, ele tem surpreendido.
“A matéria prima adquiri nos projetos irrigados aqui da região, mas temos muito potencial para tornar a palma campeã em cultivo e fazer com que as receitas com palma virem rotina em nossos cardápios, um novo atrativo turístico para o nosso Nordeste”, exemplificou o chef Josivan que tem o apoio da família nessa sua jornada deliciosa para o preparo dos pratos e receitas com a palma reinando..
Nessa reunião gastronômica que estivemos neste sábado, 14,/10, no simpático lar de Josivan, estiveram presentes também alguns conhecedores e incentivadores da produção da palma como alternativa de cultura no campo com visão de geração de renda e mellhoria da qualidade de vida na agricultura familiar nordestina, sendo criados políticas públicas e programas segurança alimentar e combate à fome nos estados do Nordeste, especialmente na com Bahia e em Pernambuco, tendo a palma para consumo humano como presença forte nestas iniciativas..
“Palmas pra palma. Tudo muito bom. O suco de palma com a manga é uma verdadeira preciosidade. Precisamos criar políticas de plantio e de acesso para incluir nas escolas e nas políticas públicas de combate a insegurança alimentar”, disse Agnaldo Meira, ex-vereador de Juazeiro/BA, agricultor e representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município baiano.
Agnaldo já foi secretário de agricultura em sua cidade na gestão do então prefeito Isaac Carvalho que promoveu a execução de um programa com palma no município voltado para os agricultores familiares. Meira contou que o projeto foi até premiado, provando que só basta ter os instrumentos certos para promover a qualidade de vida da população do campo no sertão nordestino.
IPA/PE DEVE ABRAÇAR
Outros degustadores do cardápio todo feito com à base de palma, foram os pesquisadores e integrantes do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA/PE. O diretor de infraestrutura, Pedro Henrique Nunes que estava em visita ao sertão e é um entusiasta da popularização da palma como ingrediente de nossa culinária; e o gerente regional do IPA Petrolina, Paulo Nogueira, ‘sertanejo do pé roxo’ como a gente costuma dizer por aqui, outro que diz que vai atuar junto ao governo do estado para fazer da palma, importante cultura como as que existem na região da agricultura irrigada mais famosa do Brasil.
E se depender de nosso PORTAL TRIBUNA NORDESTE, vamos conseguir querido Paulo. Parabéns ‘Josivan da Palma’ que em breve vai trazer para a nossa coluna e no Tribuna Nordeste TV no YouTube, um tutorial aqui de uma de suas receitas que ele fez questão de apresentar e nos servir neste sábado. Aguardem!
CARDAPIO ALMOÇO À BASE DE PALMA
Lanha de Palma.
Palma com Tilapia
Feijão Tropeiro com Palma.
Galinha com Arroz e Palma.
Pizza Palma com queijo e Calabresa.
Suco de Palma com manga e limão.
Suco de Palma com Caja e limao.
Sorvete de Palma.
Pudin de Palma.
Veja o vídeo:
Com informações: Cinara Marques