Pouco mais de um mês após ser iniciada, a parceria entre o Governo de Pernambuco, a Prefeitura do Recife e o Paço do Frevo para a inserção de jovens em oficinas na área de economia criativa já vem dando bons resultados. Até o momento, o público-alvo do projeto Paço Criativo foi inserido em capacitações em temáticas como Comunicação e Marketing e Danças Brasileiras. A expectativa é de que 400 jovens do Centro da Juventude de Santo Amaro, no Recife, e da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) participem das 16 turmas que serão disponibilizadas ao longo do período de execução do projeto.
A oficina mais recente, a de Danças Brasileiras, encerrada na semana passada, contou com aulas nas dependências do Centro da Juventude. Os participantes fizeram imersões na história e na prática do frevo, da capoeira e do cavalo-marinho, além de terem acesso a dinâmicas de consciência corporal. A culminância da oficina foi no Paço do Frevo. Na ocasião, os jovens conheceram sobre a tradição do Carnaval e sobre ritmos genuinamente locais a partir de personagens e espaços que compõem essa riqueza cultural.
“Além de trabalhar a parte teórica, a oficina proporcionou uma vivência no Paço do Frevo, equipamento que muitos jovens como os que atendemos não têm oportunidade de acessar. E eles ficaram encantados em conhecer esse espaço riquíssimo em cultura e se sentirem incluídos. Acredito que o grande ganho desse projeto é fazer com que esses jovens sejam valorizados, respeitados como cidadãos e que tenham seus direitos de acesso à cultura garantidos”, avaliou a gerente de Proteção Social Especial de Média Complexidade da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) de Pernambuco, Lioniza Santos.
A parceria entre o Governo de Pernambuco – por meio da SDSCJ -, a Prefeitura do Recife e o Paço do Frevo foi firmada no fim de novembro do ano passado, em ato com a participação do secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes. Nos próximos dias, o projeto terá continuidade com outras temáticas, como a de Roadie, que será realizada tanto com os jovens do Centro da Juventude de Santo Amaro como com os que são atendidos em duas unidades da Funase – os Centros de Atendimento Socioeducativo (Case) Cabo de Santo Agostinho e Pirapama, na Região Metropolitana.
Ascom SDSCJ