Eventos

Jovens de Salgueiro debatem participação coletiva nos instrumentos de controle social

imagemDezenas de jovens – a maioria estudantes e representantes de diversos segmentos da sociedade civil e poder público – participaram na última sexta-feira (20) da 4ª Conferência Municipal Extraordinária de Juventude, realizada pela Prefeitura? Coordenadoria de Juventude, que teve como tema “Juventude e a Participação nos Instrumentos de Controle Social”. Na abertura da conferência (no Spaço Fest) o público foi recepcionado pelo forró pé de serra do grupo os Federais do Forró.

Um dos objetivos da conferência foi contribuir para a construção e fortalecimento da política municipal de juventude, estimulando a participação dos jovens nos mecanismos e controle social. Ao conduzir a abertura oficial da Conferência o prefeito Marcones Libório Sá, frisou que há uma grande caminhada na vanguarda da luta da juventude de Pernambuco e Salgueiro não está atrás nos avanços voltados para este segmento em relação a outros municípios.

“Sabemos de fato qual a faixa etária da juventude que algumas pessoas consideram os 21 anos e outras apontam 29. Na sua recente vinda ao Brasil o Papa Francisco, disse que a juventude não pode deixar de se expressar, protestar e participar, assim, entendo que ela não pode perder a essência e deve manter essa força da energia do protesto, mesmo que as vezes o protesto não seja tão bem direcionado, mais chama a todos para a reflexão”, argumentou.

De acordo com o prefeito, o governo municipal tem hoje uma temática de uma gestão por metas e por ser participativo, “as conferências são exatamente o campo de alimentação desse processo e quando são temáticas, termina sendo mais forte”, observou.

Na programação, o sociólogo e professor do Instituto Federal – Campus Salgueiro, Augusto Tavares, ministrou palestra com o tema Juventude e a participação nos instrumentos de controle social’. “A sociologia tem como função desmistificar algumas idéias, compreender o que estar por trás das coisas, se tornar mais critico, perceber mais o mundo à nossa volta, quero conversar com a juventude que está aqui hoje”.

Na ocasião, também foi feita a leitura do regimento interno da 4ª Conferência de Juventude que culminou com o processo de eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Juventude para o biênio 2013\2015. Segundo o coordenador de Juventude, Ricardo Oliveira, um dos momentos importantes da Conferência é exatamente a escolha dos novos membros da sociedade civil para se compor o Conselho.

“A gente vê que é importante e fundamental que o conselho esteja ativo e constituído para dar apoio e contribuição, tanto na formulação de políticas públicas e ser um parceiro das ações de governo para a juventude”, disse Oliveira, apontando que em breve será marcada a data da posse dos novos membros do conselho.

Também participaram da solenidade o vice-presidente do Conselho Municipal de Juventude, Gildevan Ferreira, os secretários de Cultura e Esportes, Paava Carvalho, de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, e Eugênio Cruz, e o sociólogo e professor do Instituto Federal- Campus Salgueiro, Augusto Tavares.

Ascom PMS

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *