Juazeiro está oferecendo, pela primeira vez na sua história, cirurgia de coluna de alta complexidade pelo SUS. A iniciativa se tornou realidade com recursos próprios e os procedimentos estão sendo executados na SOTE. Já foram realizadas 7 cirurgias que beneficiaram neste primeiro momento parte da demanda dos 42 pacientes que estavam – em torno de sete anos – na fila de espera do Tratamento Fora Domicílio (TFD).
Os outros 35 usuários também já foram encaminhados para a SOTE e aguardam a realização da cirurgia. A Secretaria da Saúde contratou médico especialista de Salvador que vem à cidade a cada 15 dias para fazer os procedimentos, com programação média de dez por mês.
Antes o paciente só poderia fazer a cirurgia na rede particular, pagando em torno de R$ 10 mil, ou continuar esperando atendimento pelo TFD para ser encaminhado à capital, que passou os últimos anos sem capacidade de atender a demanda do município. Para amenizar o sofrimento dos usuários, a Secretaria da Saúde encaminhou-os para a Clínica da Dor, que funciona no Centro de Especialidades Médicas (Policlínica), onde os mesmos continuam recebendo os devidos cuidados com o tratamento da acupuntura.
O secretário da Saúde de Juazeiro, Ubiratan Moreira, ressalta a importância de mais este avanço na saúde, uma novidade que leva agora uma esperança concreta de acabar com a dor de anos de muitas pessoas. “Estes pacientes estavam aguardando na fila de espera e muitos deles afastados pelo INSS, sem condições de trabalhar. A prefeitura há dois anos estava em processo de discussão, tentando contratar um especialista em coluna para Juazeiro. É mais uma conquista que irá contribuir para a saúde e qualidade de vida destas pessoas, que em breve estarão retornando em situação digna ao trabalho”, assegurou.
Segundo o IDSUS, a Saúde em Juazeiro evoluiu
O desenvolvimento na saúde do município trouxe bons resultados tanto a nível municipal como nacional e melhorou o desempenho do SUS, é o que avalia o Ministério da Saúde que em março deste ano divulgou a boa situação dos serviços na cidade, com a pesquisa do Índice de Desempenho do SUS (idsus). A pontuação de 6,24 colocou Juazeiro na liderança do ranking dos municípios de médio porte da Bahia e na quarta posição entre as capitais do Nordeste, além de ter ficado acima da média nacional, avaliada em 5,47, e na frente de Salvador e Recife.
Blog do Banana
1 comentário
parabens ao secretario ubiratan por mais esta iniciativa. Pela competência deste secretário, juazeiro se destacou entre os municipios da bahia, na saúde