Municípios comemoram independência com Desfile Cívico
Mais que um feriado, a Independência do Brasil é um dos fatos mais importantes da história, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Na próxima sexta-feira (07), o Brasil completa 190 anos de independência, e Petrolina já está com todos os preparativos prontos para comemorar o dia.
No desfile cívico, após o hasteamento das bandeiras em frente ao Paço Municipal, às 8h, as tropas militares vão desfilar pela Avenida Guararapes. A ordem do desfile será a seguinte: Colégio da Polícia Militar, Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar, 4º Grupamento de Bombeiros Militares, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal e Guardas Mirins. Só do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, unidade do Exército em Petrolina, devem desfilar cerca de 400 homens, além de veículos e equipamentos que são utilizados em treinamentos da tropa.
Em 1822, muitas tentativas de libertação ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Dom Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal pelo domínio do Brasil e proclamou o grito de independência tão estudado nas escolas: “Independência ou Morte!”.
Para a secretária de Turismo, Nadja Batista, a participação no dia da Independência valoriza o patriotismo. “O sete de setembro é um dos fatos mais importantes ocorridos no Brasil. É importante comemorarmos este momento cívico, buscando valorizar a história da nossa Nação”, declarou.
Já o município de Juazeiro, o desfile Cívico-Militar de 07 de setembro, que este ano traz como tema “O Nordeste e sua Diversidade Cultural”, acontecerá nesta sexta-feira, de 8 às 12h. O evento, realizado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação e Esportes, conta com a parceria da Direc 15 e de Corporações Militares Estaduais e Federais, entre outros órgãos de governo.
Como nos anos anteriores, a programação terá início às 7h30 com o hasteamento do Pavilhão Nacional no Paço Municipal. Às 8h15 acontecerá a revista as tropas ao lado dos Correios, e em seguida os desfiles militar (a partir das 8h30) e cívico (às 9h).
De acordo com o regulamento oficial do desfile, a concentração dos militares acontecerá na Avenida Santos Dumont. Já as escolas e demais entidades que participarão, se reunirão inicialmente na Orla Nova. O itinerário seguirá pelas avenidas Beira Rio e Adolfo Vianna, com dispersão na Rua Oscar Ribeiro (em frente à TV São Francisco).
Por decisão da comissão organizadora não serão permitidas paradas para evoluções por parte das bandas ou fanfarras durante o percurso. Também não será aceito o uso de carros alegóricos, motorizados ou não, como também ficará vetado o trânsito de motos, cavalos e ciclistas no percurso do desfile. Segundo informações dos organizadores, as medidas têm como objetivo garantir a ordem e segurança das comemorações.
Ainda de acordo com o regulamento, serão designados quatro responsáveis para atender cada uma das instituições participantes, que serão encarregados de assegurar o desenvolvimento tranqüilo da solenidade, inclusive em relação a horários e distância entre os pelotões.
As escolas que cumprirem rigorosamente as normas estabelecidas pela comissão receberão um Certificado de Mérito Cívico, pela participação e contribuição ao brilhantismo coletivo do evento.
O desfile Cívico-Militar de 07 de setembro tem como objetivo valorizar as atitudes cívicas de diferentes segmentos da população, colaborando para o exercício da cidadania, por meio do respeito à pátria e a promoção de valores educacionais e de paz no município.
Veja a ordem do desfile em Juazeiro:
1º Marinha; 2º Exército; 3º Aeronáutica; 4º Colégio Policia Militar – CPM; 5º Polícia Militar; 6º Corpo de Bombeiros; 7º Soapom; 8º Guarda Municipal;
9º Clube Desbravadores Igreja Adventista; 10º Loja Maçônica Harmonia e Amor; 11º Escolas do município. (Com informações das assessorias)