Municípios comemoram independência com Desfile Cívico
Mais que um feriado, a Independência do Brasil é um dos fatos mais importantes da história, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Na próxima sexta-feira (07), o Brasil completa 190 anos de independência, e Petrolina já está com todos os preparativos prontos para comemorar o dia.
No desfile cívico, após o hasteamento das bandeiras em frente ao Paço Municipal, às 8h, as tropas militares vão desfilar pela Avenida Guararapes. A ordem do desfile será a seguinte: Colégio da Polícia Militar, Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar, 4º Grupamento de Bombeiros Militares, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal e Guardas Mirins. Só do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, unidade do Exército em Petrolina, devem desfilar cerca de 400 homens, além de veículos e equipamentos que são utilizados em treinamentos da tropa.
Em 1822, muitas tentativas de libertação ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Dom Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal pelo domínio do Brasil e proclamou o grito de independência tão estudado nas escolas: “Independência ou Morte!”.
Para a secretária de Turismo, Nadja Batista, a participação no dia da Independência valoriza o patriotismo. “O sete de setembro é um dos fatos mais importantes ocorridos no Brasil. É importante comemorarmos este momento cívico, buscando valorizar a história da nossa Nação”, declarou.
Já o município de Juazeiro, o desfile Cívico-Militar de 07 de setembro, que este ano traz como tema “O Nordeste e sua Diversidade Cultural”, acontecerá nesta sexta-feira, de 8 às 12h. O evento, realizado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação e Esportes, conta com a parceria da Direc 15 e de Corporações Militares Estaduais e Federais, entre outros órgãos de governo.
Como nos anos anteriores, a programação terá início às 7h30 com o hasteamento do Pavilhão Nacional no Paço Municipal. Às 8h15 acontecerá a revista as tropas ao lado dos Correios, e em seguida os desfiles militar (a partir das 8h30) e cívico (às 9h).
De acordo com o regulamento oficial do desfile, a concentração dos militares acontecerá na Avenida Santos Dumont. Já as escolas e demais entidades que participarão, se reunirão inicialmente na Orla Nova. O itinerário seguirá pelas avenidas Beira Rio e Adolfo Vianna, com dispersão na Rua Oscar Ribeiro (em frente à TV São Francisco).
Por decisão da comissão organizadora não serão permitidas paradas para evoluções por parte das bandas ou fanfarras durante o percurso. Também não será aceito o uso de carros alegóricos, motorizados ou não, como também ficará vetado o trânsito de motos, cavalos e ciclistas no percurso do desfile. Segundo informações dos organizadores, as medidas têm como objetivo garantir a ordem e segurança das comemorações.
Ainda de acordo com o regulamento, serão designados quatro responsáveis para atender cada uma das instituições participantes, que serão encarregados de assegurar o desenvolvimento tranqüilo da solenidade, inclusive em relação a horários e distância entre os pelotões.
As escolas que cumprirem rigorosamente as normas estabelecidas pela comissão receberão um Certificado de Mérito Cívico, pela participação e contribuição ao brilhantismo coletivo do evento.
O desfile Cívico-Militar de 07 de setembro tem como objetivo valorizar as atitudes cívicas de diferentes segmentos da população, colaborando para o exercício da cidadania, por meio do respeito à pátria e a promoção de valores educacionais e de paz no município.
Veja a ordem do desfile em Juazeiro:
1º Marinha; 2º Exército; 3º Aeronáutica; 4º Colégio Policia Militar – CPM; 5º Polícia Militar; 6º Corpo de Bombeiros; 7º Soapom; 8º Guarda Municipal;
9º Clube Desbravadores Igreja Adventista; 10º Loja Maçônica Harmonia e Amor; 11º Escolas do município. (Com informações das assessorias)
1 comentário
nao gostei de tirarem as evolucoes das fanfarras e um brilho aparte do desfile
ejo que cada dia o desfile da cidade de juazeiro esta caindo,eu me lembro,desde de pequena que minha mae me levava pra ver,tudo era maravilhoso,agora fico decepcionada com atitudes de certa pessoas que nao sabe dar o valor necessario para esse dia…sem carro alegorico e sem as evoluçao das fanfarras …afee que pena…